Reforço do Plano de Vacinação no concelho de Odemira

27 Abril 2021

O Concelho de Odemira vai receber nas próximas semanas o reforço da campanha de vacinação, com a administração de mais 6 mil vacinas, com o objectivo de abranger o maior número de habitantes possível. Até à primeira quinzena de maio, pretende-se que mais de 40% da população esteja vacinada, de acordo com os critérios estabelecidos, designadamente periodizando os cidadãos por idade e doença de risco.

Uma das reivindicações da Câmara Municipal de Odemira, na tomada de posição aprovada em 15 de abril, foi precisamente o reforço da vacinação no concelho.

O anúncio deste reforço de vacinação no concelho de Odemira decorreu, no dia 25 de abril, em visita ao Centro de Vacinação de S.Teotónio, pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa, Jorge Seguro Sanches, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales, o Coordenador do Plano de Vacinação, Vice-almirante Gouveia e Melo. A visita foi acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Alberto Guerreiro, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira Ricardo Cardoso, pelo Presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, José Robalo, pela Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral, Catarina Filipe, pela deputada Telma Guerreiro, pela Coordenadora de Proteção Civil Municipal, Lucínia Aires, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de S.Teotónio, Dário Guerreiro.

Depois da visita, seguiu-se uma reunião para avaliar a situação epidemiológica do concelho de Odemira, onde o Presidente da Câmara Municipal de Odemira reafirmou a injustiça do critério em vigor para cálculo do nível de incidência cumulativa a 14 dias da doença Covid-19, que não contempla toda a população residente e incide apenas na população recenseada.