Município de Odemira atribui 132 mil euros a associações culturais e recreativas

13 Julho 2021

O Município de Odemira aprovou a atribuição do valor total de 132 mil euros às associações e coletividades do concelho que apresentaram candidaturas ao Programa de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas, com o objetivo de promover a dinamização cultural do território, no âmbito do financiamento para produção de cultura, promoção de atividades, beneficiação de instalações, aquisição de equipamento e formação.

O sector cultural tem sido um dos mais afectados pela pandemia Covid-19 também no concelho de Odemira, com a suspensão e adiamento de eventos, festas e ações. A pandemia obrigou os agentes culturais a redefinir os modelos de concepção, produção e oferta cultural. O Município de Odemira entendeu manter o apoio à cultura local, além de contratações de espetáculos e de animação cultural no âmbito do programa Cultura Com Todos e Animar o Verão.

Face às candidaturas apresentadas, a autarquia atribuiu 50.000,00€ para atividades de produção de cultura, 45.380,64€ para a promoção de atividades culturais e recreativas, 11.050,00€ para aquisição de equipamento, 25.000,00€ para a beneficiação de instalações e 1000,00€ para formação, no total de 132.431,60€.

O Programa de Apoio às Atividades Culturais e Recreativas insere-se no âmbito do trabalho desenvolvido pela autarquia junto das Associações Culturais e Recreativas do concelho com vista à promoção de atividades de índole cultural e recreativa e à dinamização do território.

O Município de Odemira entendeu manter o apoio à cultura local, além de contratações de espetáculos e de animação cultural no âmbito dos programas “Cultura Com Todos” e “Animar o Verão”, este último com uma dotação orçamental de 65 mil euros a executar pelas freguesias do concelho, ao abrigo de protocolo de colaboração a estabelecer com todas as freguesias e que foi aprovado pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal.