Setembro Cultural regressa com um mês dedicado à cultura

02 Setembro 2021

O programa “Setembro Cultural” está de regresso à vila de Odemira, com o objetivo de promover a cultura do concelho, o seu património oral, artístico e patrimonial e proporcionar diferentes manifestações culturais à população, seguindo todas as orientações da Direção Geral de Saúde.

Ao longo do mês de setembro irão decorrer espectáculos presenciais e online, com destaque para a música, cinema, animação de rua, teatro, exposições, no âmbito da comemoração do Dia do Município e da tradicional Festa Religiosa em Honra de Nossa Senhora da Piedade, do aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, do Festival Sete Sóis Sete Luas, do Festival Terras Sem Sombras e das Jornadas Europeias do Património.

Para assinalar o 21º aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, dia 5 de setembro, pelas 11h00, os mais novos tiveram a já habitual sessão especial online da Hora do Conto na página de Facebook do Município de Odemira. A noite foi dedicada a uma Sessão de Contos com Jorge Serafim, que decorreu no Cineteatro Camacho Costa.

Entre os dias 7 e 8 de setembro comemorou-se o Dia do Município e prestou-se homenagem à Padroeira de Odemira, Nossa Senhora da Piedade, com um conjunto de atividades culturais e religiosas. Destaque para o espetáculo de vídeo mapping “Viagem à Nossa Pátria”, um projeto educativo e histórico sobre Odemira, integrado na programação “Cultura em rede “, promovida pela CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e com financiamento no âmbito do Alentejo 2020. A noite de 7 de setembro contou com a atuação dos Cantadores do Alentejo (finalistas do Portugal Got Talent), no Cerro do Peguinho, um Espetáculo Pirotécnico e a atuação da Banda Linhas Cruzadas, na Zona Ribeirinha. Na manhã de dia 8 decorreu a apresentação do livro “Odemira – Património, Religião, Sociedade e Território”, de António Martins Quaresma e José António Falcão, no Cineteatro Camacho Costa. As celebrações religiosas decorreram no dia 8 de Setembro, com Missa Campal em Honra da Nossa Senhora da Piedade. A noite encerrou com a atuação do Grupo Senza, na Zona Ribeirinha.

O Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com a arte do mediterrânico e da lusofonia, com espetáculos musicais e de circo acrobático, nos dias 9, 10, 11 e 12, na Zona Ribeirinha e Cineteatro Camacho Costa. Entre os dias 2 de outubro e 16 de novembro, o espaço CRIAR, em Odemira recebe a exposição de artes plásticas “Saramago Mediterrâneo”.

Nos dias 18 e 19, o concelho recebe mais uma edição do Festival Terras Sem Sombra, com actividades dedicadas ao património e biodiversidade, em Vila Nova de Milfontes, e um espectáculo de música clássica, em Odemira. A edição de 2021 das Jornadas do Património, com o tema “Património Inclusivo e Diversificado”, vão ser assinaladas em Odemira com a exibição de um filme produzido pelo Município de Odemira, nas páginas oficiais do Facebook e Youtube.

Os espetáculos serão condicionados ao número de lugares disponíveis, sendo necessária a reserva de lugares, através do contacto 283320900.