Nazário Viana cessou funções como Bombeiro

01 Outubro 2021

Nazário Viana, ex-comandante dos Bombeiros Voluntários de Odemira, cessou funções e terminou a carreira de bombeiro no dia 29 de setembro, por limite de idade, no dia em que completou 65 anos de vida. Foi uma carreira dedica ao serviço e bem-estar das populações.

Em reconhecimento da excecional relevância do seu trabalho e obra, ao serviço da comunidade, o Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito a Nazário Duarte Viana, , no dia 25 de abril de 2017, considerando “um imperativo de Justiça que a Comunidade reconheça e valorize, publicamente, o papel e a ação de Nazário Viana como Comandante dos BVO, promovendo os mais elevados valores da condição humana, consubstanciada no altruísmo de todos os elementos do corpo ativo, dirigentes e associados, que, contribuíram decisivamente para a segurança, proteção e bem-estar das populações. Nazário Viana é exemplo para todos de Coragem, Mérito e Altruísmo, pela excecional relevância da sua dedicação a causas sociais e humanitárias, exemplo de dedicação aos outros.”

Publicamos as palavras de despedida de Nazário Viana:

“No dia 29 de setembro de 2021, deixarei, por limite de idade, de exercer funções enquanto bombeiro voluntário, na corporação dos Bombeiros Voluntários de Odemira. No encerramento deste capítulo da minha vida, não poderia deixar de agradecer àqueles que durante as minhas funções de Comandante, que deixei de exercer por vontade própria a 13 de setembro de 2016, com início a 22 de setembro de 1994, contribuíram para que aquelas fossem as melhores décadas do meu percurso profissional.

Entrei em funções numa fase delicada em que a corporação atravessava, no entanto, ao longo dos anos e em articulação com a minha Direção, contei com a imprescindível cooperação dos vários Executivos da Câmara Municipal de Odemira, dos vários membros da Assembleia Municipal de Odemira, dos vários Executivos das Juntas de Freguesia do Concelho e membros das Assembleias de Freguesia, que exerceram mandatos durante estas duas décadas. Os meus pedidos de apoio a todos vós e a disponibilidade que sempre demonstraram, foram preponderantes para o meu sucesso profissional, mas com um valor inatingível à dotação de meios, materiais, equipamentos e estruturas, que apoiaram o árduo trabalho, a que todos os Bombeiros (as) do quadro ativo e do quadro de comando, com profissionalismo, dedicação, espírito e de equipa e sacrifício, respondemos na segurança, proteção, socorro e bem-estar da nossa população.

Sem o vosso apoio, a Corporação de Odemira não seria reconhecida no início da segunda década do meu mandato, a melhor Corporação a nível Distrital e uma das melhores a nível Nacional, dotado de um elevado número de meios de socorro e de bombeiros, desenvolvendo atividades que marcarão para sempre o nome daquela nobre instituição. Considero que juntos, fizemos história.

Em fase alguma do meu mandato, senti diferença na consideração dos vários órgãos acima referidos, independentemente do partido político que representavam, o que demonstra que todos vós, à semelhança da minha pessoa, sempre desejaram fazer mais e melhor priorizando sempre a nossa comunidade. Durante o meu percurso profissional, foram várias as distinções e louvores a que fui sujeito, no entanto não poderia deixar de destacar aquela de que mais me orgulho, a Medalha de Mérito Municipal, atribuída pelo atual Executivo do Município de Odemira, a 25 de abril de 2017, e que gostaria que todos vós considerassem que parte dela vos pertence.

Encerro este capítulo com alguma nostalgia, porque foram mais de 40 anos de dedicação à população Odemirense, no entanto e sempre que considerarem que de certa forma poderei contribuir em algum trabalho/evento/auxilio, poderão contar com a minha pessoa, sempre com o mesmo profissionalismo, dedicação e orgulho.
De forma a chegar a todas as pessoas que caminharam comigo ao longo destes anos, agradecia divulgação deste agradecimento, no seio do órgão que representa.
Obrigado a Todos e a cada um de vós!

Continuamos a cruzar-nos por aí!

Nazário Viana”