Mensagem de agradecimento de José Alberto Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal

11 Outubro 2021

“O valor das coisas não está no tempo que duram, mas na intensidade em que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”

Fernando Pessoa

Foram inesquecíveis os momentos em que tomei posse pela primeira vez como vereador e anos mais tarde como Presidente da Câmara de Odemira.

Permanecerá para todo o sempre na minha memória as extraordinárias pessoas que conheci e com quem tive o previlégio de trabalhar ao longo destes anos.
Igualmente, permanecerá para sempre e de forma inexplicável a paixão com que exerci as funções que me foram confiadas pelos Odemirenses.

Chegado o momento de despedida há muito anunciada, o que me orgulha é termos hoje um concelho diferente para melhor, refletido no acréscimo da qualidade de vida local, na dinâmica económica e social, continuando todos nós, a poder contar com um município de saúde financeira invejável e um dos menores níveis de taxação municipal do país, com o IMI na taxa mínima, devolução anual de 1,5% de IRS municipal, e figurar entre os melhores concelhos para Viver, Visitar ou Trabalhar, classificado recentemente pela Bloom Consulting em 5º lugar de entre os 58 concelhos de Alentejo e Ribatejo, e 2º lugar no Alentejo Litoral.

Ao longo destes mais de 23 anos na Câmara Municipal, muitas foram as soluções encontradas para inúmeros problemas, mas foram também muitos os que não se conseguiram resolver. Assim foi e assim será, num mundo que vive permanentemente em enormes tormentas e desafios, a que Odemira não é alheio.

Nesta vida, ninguém faz nada sozinho e ao longo desta caminhada, foram muitos o que deram o seu contributo para o que se conseguiu fazer, não podendo esquecer os Funcionários (as) do Município, as Instituições Cívicas, de Solidariedade, Apoio Social e Lazer, Educação, Cultura, Desporto, todos os Autarcas da Câmara e Assembleia Municipal, Presidentes de Junta de Freguesia e membros das Assembleias de Freguesia.

A TODOS(AS) UM GRANDE E ETERNO AGRADECIMENTO.

Igualmente agradeço, aos Governantes da República, aos Dirigentes dos mais diversos Organismos do Estado e da Sociedade Civil, a todos os Órgãos de Comunicação Social Local, Reginal e Nacional, um agradecimento, que envio igualmente a todos os colegas autarcas com quem trabalhei nos diversos orgãos em que participei e dirigi e seus colaboradores e funcionários, designadamente da CIMAL, AMAGRA, Ambilital, AMGAP, AgdA e sociedade Polis SW, na garantia de tudo ter feito, nos valores da liberdade, da democracia e de responsabilidade, para alcançar os desejáveis consensos em projetos inter e plurimunicipais, essenciais ao progresso da nossa região.

Agradeço de uma forma muito especial, e porque foram incomparáveis e inexcediveis, às Senhoras Vereadoras e aos Senhores Vereadores, e aos Colaboradores do meu Gabinete, que tudo fizeram para o sucesso da minha liderança ao longo dos anos como Vereador e, nos últimos 12 anos, como Presidente da Câmara.
Foram pessoas extraordiárias aquelas que me acompanharam e ajudaram nas funções de autarca em Odemira.

Agradeço com emoção aos muitos Odemirenses e amigos que sempre me incentivaram, deram ânimo e ideias, e em muitos casos a confiança nas urnas e nos momentos difíceis.
Foi essa confiança e apoio que me deu energia e forças para trabalhar e vencer em cada momento e especialmente nos mais difíceis.

Faço votos para que ao novo Presidente da Câmara e à sua Equipa não falte o mesmo apoio e a inspiração necessária para continuar a fazer do nosso concelho um “concelho Odemirável”, com elevada qualidade de vida para os residentes e cada vez mais atrativa para os investidores e visitantes.

Odemira é um território singular de enorme riqueza de recursos e pessoas, de diversidade impar, de oportunidades e desafios sem fim. Cabe ao novo Pesidente eleito liderar e motivar a equipa que escolheu para a missão que abraçou, com a dedicação, empenho e responsabilidade que a função exige, na defesa dos nossos interesses coletivos, enfrentando adversidades e desafios, tantos quantos surjam, elevando Odemira ao podium da região.

Obrigado a todos(as), desejando o melhor sucesso e felicidade para cada um de vós.
Votos de muita sorte e sucesso a todos(as) os recentes eleitos para todos os orgãos autárquicos do Concelho.
O seu sucesso será também o nosso.

Viva Odemira,
Um abraço amigo,