Presidente da Câmara Municipal de Odemira disponibiliza apoio aos Bombeiros no 86º aniversário da corporação

25 Outubro 2021

Na comemoração do 86º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira, celebrada no dia 16 de outubro, o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, apresentou a disponibilidade da autarquia para continuar a apoiar a corporação e encontrar soluções para a melhoria das condições de trabalho, tendo agradecido a dedicação dos bombeiros e enaltecido a importância da corporação para o concelho.

Hélder Guerreiro sublinhou que na Câmara Municipal de Odemira “Estivemos e estaremos sempre ao vosso lado no apoio à melhoria das instalações, na aquisição de equipamento e viaturas, mas também estivemos e queremos estar ainda mais ao vosso lado na construção de soluções e propostas que permitam valorizar a condição de bombeiro.” Para o autarca “Comemorar 86 anos significa que já são incontáveis as vidas que se salvaram, as vidas que se ajudaram a nascer e os bens que se ajudaram a preservar” e que “foram muitas as bombeiras, os bombeiros e os dirigentes que foram dando vida a esta instituição. Que foram vividos tempos bons e ultrapassados tempos menos bons”, mas concluiu que este é o momento de “começar a pensar no desafio imenso que é passar esta memória de muitos e as histórias de tantos para o registo da história que esteja acessível a todas e todos.”

A Câmara Municipal dará continuidade a uma política de apoio às duas corporações de Bombeiros do concelho (Odemira e Vila Nova de Milfontes), que se materializam em apoios financeiros extraordinários, aquisição de viaturas, isenção de taxas municipais e IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) e benefícios aos bombeiros através do Cartão Social Municipal.

Cerimónia comemorativa do 86º aniversário dos Bombeiros de Odemira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira preparou uma cerimónia comemorativa do seu 86º aniversário que iniciou com os cumprimentos e revista à formatura dos Bombeiros pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro.

A Mesa de Honra da Sessão Solene contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, do Vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses (António Rodeia Machado), do Comandante Distrital de Beja da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (Comandante Carlos Pica), do Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja (Domingos Fabela), do Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira (António Camilo), do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Odemira (Comandante Luís Oliveira) e do Presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos BVO (Luís Freitas). A cerimónia contou ainda com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira (Ricardo Cardoso) e dos Vereadores Raquel Vicente e Silva, Pedro Ramos, Isabel Raposo e Luís Cardoso.

A Sessão Solene incluiu a imposição de insígnias de promoção a 19 bombeiros e condecoração de 16 bombeiros com medalhas de assiduidade. O Vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Rodeia Machado, procedeu à entrega de Medalhas de Dedicação e Altruísmo de 30 anos de serviço ao Comandante Luís Oliveira e ao Subchefe João Domingos, Medalhas de Serviços Distintos Grau Ouro ao Oficial Bombeiro Superior Supranumerário Nazário Viana e ao Crédito Agrícola de S. Teotónio (esta foi uma proposta conjunta das AHBV de Odemira, Milfontes e Aljezur), a Medalha Serviços Distintos Grau Prata ao 2º Comandante do Quadro de Honra José Inácio e o Crachá de Cidadania e Mérito ao Ex-Presidente da Câmara Municipal de Odemira José Alberto Guerreiro.

As comemorações iniciaram-se com o hastear das bandeiras, seguindo-se uma romagem ao cemitério para homenagear os bombeiros falecidos e desfile de viaturas pelas ruas da vila.