Município de Odemira recebeu Certificados Internacionais da Bandeira Azul

29 Novembro 2021

O Município de Odemira participou na Conferência de Comemoração dos 35 Anos do Programa Bandeira Azul, que decorreu no passado dia 19 de novembro, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa. O Município de Odemira recebeu os Certificados Internacionais dos 5 Anos de Bandeira Azul das praias Malhão Norte, Alteirinhos e Santa Clara, entregues por Nikos Petrou, Vice-Presidente da FEE – Fundação para a Educação Ambiental, e José Archer, Presidente da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Em 2021, Odemira teve 12 praias galardoadas com a Bandeira Azul, um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Município na melhoria das condições e gestão ambiental das suas praias.

Para a Conferência de Comemoração dos 35 Anos do Programa Bandeira foram convidados os Promotores locais do Programa Bandeira Azul, pretendendo-se festejar a crescente sustentabilidade das praias e marinas, as condições de segurança, serviços, proteção e conservação ambiental e social. Sendo este um momento de reflexão sobre o futuro das praias, foi apresentada a estratégia da Fundação para a Educação Ambiental, denominada “GAIA 20:30”, que aborda “três dos maiores problemas foi um momento de reflexão sobre o futuro das praias portuguesas ambientais que o nosso planeta enfrenta - alterações climáticas, perda de biodiversidade e poluição ambiental - promover a compreensão das causas e dos devastadores impactos ambientais, sociais e económicos. Através do trabalho com os seus membros, a FEE pretende educar e capacitar o público para tomar ações e implementar soluções para mitigar os efeitos dessas questões localmente, nacionalmente e globalmente.”