Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Banda Filarmónica de Odemira celebra 32º aniversário

Banda filarmonica de odemira jpg 1 1024 2500
10 Dezembro 2021

A Banda Filarmónica de Odemira vai celebrar o seu 32º aniversário com um conjunto de atividades agendadas para o dia 18 de dezembro, que pretendem dar visibilidade ao trabalho desenvolvido e enaltecer os valores culturais e sociais intrínsecos a esta instituição.

A Filarmónica de Odemira inicia o dia de aniversário com a homenagem aos músicos e sócios falecidos, numa Romagem ao Cemitério, marcada para as 11.00 horas. Para as 14.30 horas está prevista a execução do hino frente à sede da Banda, na Casa do Povo de Odemira. A comemoração culminará com o Concerto de Aniversário, pelas 17.00 horas, na Igreja de São Salvador, em Odemira.

O Município de Odemira felicita a Banda Filarmónica de Odemira pelo seu percurso e apresenta o compromisso de continuar a apoiar esta coletividade, tanto do ponto de vista financeiro como logístico, reconhecendo o papel fundamental que tem desempenhado na formação, divulgação, promoção e difusão da prática musical no concelho, essencial no desenvolvimento das crianças e jovens.

Esta é uma associação sem fins lucrativos, que desde 15 de dezembro de 1989 se dedica ao ensino gratuito da música, com enfoque nas crianças e jovens. Através da sua Escola de Música, são dinamizadas aulas de instrumento, formação musical e classe de conjunto, ações de sensibilização e divulgação da escola junto da comunidade, audições e espectáculos. A Banda tem representado o concelho de Odemira em todo o país, destacando-se as participações no Desfile de Bandas Filarmónicas para a Comemoração da Restauração da Independência – 1 de Dezembro (em 2014, 2016 e 2019), no Festival de Bandas do Litoral Alentejano e no Jubileu dos Músicos no Santuário de Fátima (2000). Em 2015, o Município de Odemira distinguiu a Banda Filarmónica com a Medalha Municipal de Mérito.

Daniel Batista é o maestro da Banda Filarmónica de Odemira desde 2013. Natural do concelho de Moura, iniciou os estudos musicais na escola da banda C.R.A.M. “Os Leões” de Moura. Concluiu o 8º grau do curso de música do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, na classe de saxofone. Desempenhou funções de músico na Banda Sinfónica do Exército e na Banda Militar de Évora. Concluiu a licenciatura em saxofone ramo de interpretação, estudou direção de banda na Academia Europeia de Direção de Banda e frequenta o mestrado em ensino de música.