Quatro propostas vencedoras no Orçamento Participativo de Odemira

21 Dezembro 2021

São quatro as propostas mais votadas pelos cidadãos na edição de 2021 do Orçamento Participativo do Município de Odemira e que consistem em “Melhorar a Limpeza das Ruas de Vila Nova de Milfontes”, “Sabóia Renovada”, “Criação de um ATL para as crianças na Boavista dos Pinheiros” e a “Revitalização do Espaço Envolvente da Praia Fluvial de Santa Clara”.

Os vencedores foram divulgados no dia 20 de dezembro, em cerimónia realizada no Edifício dos Paços do Concelho, com a Presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e do Vice-presidente Ricardo Cardoso.

Os projetos vencedores serão incluídos no Orçamento Municipal de 2022, até ao montante global de 300 mil euros, valor dividido em 150 mil euros para propostas nas freguesias do interior do concelho ou com menos de 1500 habitantes e 150 mil euros para propostas nas freguesias do litoral do concelho ou com mais de 1500 habitantes, podendo existir projetos transversais ao território.

A votação decorreu durante o mês de novembro, em simultâneo para o OP Municipal e para o OP Freguesias e puderam votar todos os cidadãos com idades a partir dos 14 anos, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho. Foram registados 3.714 votos no total das 38 propostas apresentadas pela população para o Orçamento Participativo de Odemira, das quais são 13 referentes ao OP Municipal e 25 propostas para o OP das Freguesias. As propostas vencedoras no OP das Freguesias, com o valor máximo de 10 mil euros por freguesia, serão divulgadas pelas respetivas Juntas de Freguesia.

O objetivo do OP de Odemira é reforçar a participação ativa dos munícipes, possibilitando a apresentação e votação de projetos ou propostas de investimentos que visem a melhoria da vivência coletiva no território.

PROPOSTAS VENCEDORAS OP MUNICÍPIO DE ODEMIRA 2021

1º Proposta 04: Melhorar a Limpeza das Ruas de Vila Nova de Milfontes
Freguesia: Vila Nova de Milfontes (> 1500 Habitantes), Proponente: Ana Mafalda Fonseca, 831 votos

2º Proposta 13: Sabóia Renovada (13)