Fórum do Território de Odemira discute objetivos e carta de princípios

17 Fevereiro 2022

Cerca de 80 cidadãos disseram presente na segunda sessão do Fórum do Território de Odemira, que decorreu no dia 12 de fevereiro, no Mercado Municipal, numa iniciativa do Município de Odemira, com o objectivo de contribuir para a construção dos Objetivos e da Carta de Princípios do próprio Fórum.

O Fórum do Território é um espaço de participação cívica e reflexão para a co-construção (envolvendo e responsabilizando todos) de um território com mais qualidade de vida, com base na identificação dos objetivos comuns para um desenvolvimento sustentável, assente num modelo inovador de governança. Este pretende ser um espaço de participação para toda a comunidade, sem exceção.

Depois de uma primeira sessão de sistematização do que pode vir a ser o Fórum do Território, na segunda sessão avançou-se, com base no retorno dos contributos dos participantes, para a definição dos seus objectivos para uma reflexão sobre o modelo de participação e organização do Fórum.

Entre os meses de março e abril, está prevista a realização do terceiro encontro do Fórum do Território, tendo sido lançados os desafios de construir uma Carta de Princípios e de Compromisso Colaborativo, um roteiro de ação para os grupos de trabalho e a definição de uma visão comum e integrada para o território.