Demonstração de meios operacionais nas comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil

02 Março 2022

A Zona Ribeirinha de Odemira recebeu, no dia 2 de março, uma exposição de meios operacionais dos agentes de proteção civil que operam no concelho e que marcou o início das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil (assinalado a 1 de março), com o objetivo de sensibilizar a população em geral e a comunidade escolar para a importância da prevenção.

O Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e os vereadores Ricardo Cardoso, Raquel Vicente e Silva e Isabel Palma Raposo visitaram o espaço, cumprimentado todas as entidades presentes. Nota para a presença do 2º Comandante Operacional Distrital de Beja da ANPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, José Horta.

A mostra de meios operacionais contou com a participação do Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Odemira, Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Colos, Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Unidade de Controlo Costeiro – GNR, Guarda Nacional Republicana, Capitania do Porto de Sines – Autoridade Marítima e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a demonstração de meios terrestres e aquáticos. Ao longo do dia foram desenvolvidas ações de sensibilização pelos operacionais presentes no evento e no espaço para visionamento de filmes explicativos.

Participaram na iniciativa perto de 300 alunos dos vários agrupamentos de escolas e instituições locais, desde o ensino pré-escolar ao ensino profissional, cumprindo assim o grande objetivo de sensibilizar para a prevenção e dar a conhecer os vários agentes de proteção civil que têm intervenção no concelho.

Com o mote “Cidadão em ação aposta na prevenção” serão promovidas atividades ao longo do mês, dirigidas à população em geral ou a grupos específicos. Consulte o programa completo em https://www.cm-odemira.pt/pages/536?news_id=2294