Município de Odemira assinala Dia Mundial da Árvore com entrega de árvores e compostores

21 Março 2022

Para assinalar o Dia Mundial da Árvore, o Município de Odemira promoveu entre os dias 19 e 21 de março a iniciativa “Vamos plantar!”, através da qual foram oferecidas à população e escolas do concelho 2.425 plantas e árvores autóctones, com vista à sensibilização para a importância da sua preservação, quer para o equilíbrio ambiental e ecológico, quer como para a qualidade de vida dos cidadãos.

A adesão da população à iniciativa "Vamos plantar" superou todas as expectativas que contou com mais de uma centena de inscrições.

O dia 19 de março também ficou marcado pela entrega dos primeiros compostores aos cidadãos que já aderiram a esta iniciativa, no espaço dos Viveiros Municipais, em Boavista dos Pinheiros, no âmbito da campanha "Vamos Compostar!"

O momento contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Odemira, Raquel Vicente e Silva, que procedeu à entrega dos primeiros compostores bem como o cartão n.º 1 para o compostor comunitário.

No decorrer da ação decorreu um pequeno workshop relativo à forma correta de usar os compostores, onde os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas.

O projeto prevê a cedência, a título gratuito, de 600 compostores domésticos (300 litros/unidade) e a inscrição de 30 utilizadores para o compostor comunitário com 3 módulos (1000 litros/unidade), situado no Jardim da Fonte Férrea, em Odemira.

Se ainda não teve a oportunidade de se inscrever e está interessado em receber um compostor doméstico ou utilizar o compostor comunitário ainda vai a tempo, faça a sua inscrição em: https://www.cm-odemira.pt/p/compostagem

A iniciativa conta com financiamento através do programa “Biobairros – da terra à terra” do Fundo Ambiental.