Município de Odemira celebra protocolo com Banda Filarmónica para dinamizar a Escola de Música

11 Abril 2022

O Município de Odemira e a Banda Filarmónica de Odemira estabeleceram um protocolo de colaboração para 2022, com vista à dinamização da Escola de Música e à realização de iniciativas de natureza cultural e educativa, através da atribuição de um apoio financeiro no valor total de 36.000,00€.

O programa de dinamização da Escola de Música integra aulas gratuitas de instrumento, formação musical e classe de conjunto, com a garantia de acesso aos instrumentos e a criação de turmas para crianças com idades a partir dos 3 anos, a par de diversas atividades como ações de sensibilização e divulgação da escola de música junto da comunidade, audições, concertos abertos à comunidade, aquisição de instrumentos e a conservação da sede/instalações.

A Banda Filarmónica de Odemira é uma associação sem fins lucrativos, que desde 1989 se dedica ao ensino gratuito da música através da sua Escola de Música com enfoque nas crianças e jovens, desempenhando um papel fundamental na formação, divulgação, promoção e difusão da prática musical.

Um dos principais objetivos do atual mandato autárquico “Odemira 21_25” incide em construir um concelho mais atrativo para a produção de conhecimento e inovação, com âncora no seu Património Cultural e Natural, materializado, em parte, num um programa cultural estruturado, diversificado e acessível a todos, tendo por base o estabelecimento de parcerias com entidades locais e regionais, de forma a dotar os diferentes espaços e agentes, de melhores programas, capacidades e competências.

Neste sentido é valorizado o trabalho da Banda Filarmónica, sendo a música um instrumento facilitador do processo de ensino/aprendizagem, pois contribui para o desenvolvimento psicomotor, cognitivo, emocional e linguístico das crianças, facilitando a sua integração social, e considerando que a aprendizagem musical é um direito essencial que deve ser acessível a todos. Para o Município de Odemira são relevantes as iniciativas educativas que transcendem o contexto escolar, que contribuem para a formação dos indivíduos, tornando-os cidadãos críticos e participativos.

O protocolo de colaboração foi assinado no dia 2 de abril, por Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal, e David Bernardino, Presidente da Direção da Banda Filarmónica, em cerimónia que antecedeu um espectáculo inserido nas comemorações “Abril em Odemira”.