Presidente da Câmara Municipal de Odemira faz balanço de seis meses de mandato

20 Abril 2022

Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, faz o balanço dos primeiros seis meses de mandato.

“Seis (6) Meses de Mandato
Tal como afirmei na tomada de posse, sou um homem inquieto e sinto que após seis meses de mandato, fomos capazes de construir uma equipa inquieta. Uma equipa com vontade de fazer coisas, mesmo que para isso tenha que enfrentar dificuldades.

Esta primeira constatação convida-me a agradecer ao executivo, aos presidentes de Junta de Freguesia, a todos os membros da Assembleia Municipal – na pessoa da sua Presidente – aos membros dos gabinetes de apoio, a todos e todas os/as dirigentes que assumiram este desafio com coragem e a todos e todas os trabalhadores/as desta casa que fazem o seu melhor para servir o nosso concelho.

Na tomada de posse comprometemo-nos a ouvir todos e todas e decidir, ainda em 2021, por uma nova estrutura orgânica e uma nova equipa de dirigentes. Cumprimos!

No mesmo momento deste início de mandato assumimos que a proximidade, a abertura e permeabilidade seriam a base de promoção da participação e garantimos que, até final de 2021, criaríamos o Fórum do Território e que iniciaríamos um modelo de proximidade do executivo às populações a que chamamos “Semanas Abertas”. Cumprimos!

Dissemos que iríamos olhar de forma estratégica para a nossa cultura/património e já iniciámos o processo de revisitação do projeto “O Museu Somos Todos”, bem como a elaboração do Plano Municipal de Cultura 2030.

Ainda, na tomada de posse afirmámos que iríamos olhar para os nossos jovens e criar soluções de habitação. É por isso mesmo que já lançámos a concurso a atribuição de 25 lotes para jovens residentes no concelho de Odemira.

Relativamente à habitação importa sublinhar que, já no segundo semestre de 2022, iremos lançar novas ofertas onde se destacam o Loteamento Municipal Sul em São Teotónio, um conjunto de imóveis prontos a habitar em Odemira, em regime de arrendamento e novas soluções de lotes em outras freguesias do nosso concelho.

Importa ainda reforçar que estamos a preparar também um conjunto de ofertas que ocorrerão em todas as freguesias do concelho até final do presente mandato. Este é um compromisso que iremos cumprir de forma cabal e sem nenhuma hesitação!

Outras questões, muito significativas já iniciadas: a assunção de competências na educação e a preparação da assunção de competências na área social; o início da reabilitação urbana (4.ª fase) de Vila Nova de Milfontes; em fase final a empreitada da rotunda nascente de Odemira; a continuidade da obra de requalificação de Luzianes-Gare; relançados os concursos para o Centro Escolar de São Luís e para o Centro de Atividades Ocupacionais da Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO); avançámos com pavimentações na nossa rede viária em diferentes freguesias; e demos início à discussão pública do Plano de Urbanização da Área de Fracionamento Ilegal da Propriedade Rústica (AFIPR) a Norte de Vila Nova de Milfontes.

Tão importante como todos estes processos é o retomar das atividades que nos juntam. O Abril em Odemira é o nosso primeiro grande momento. Vamos desfrutar!!!

Hélder Guerreiro,
Presidente da Câmara Municipal de Odemira”