Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Município de Odemira promove programa de capacitação digital de adultos

Foto 02   copia 1 1024 2500
06 Maio 2022

Promover a capacitação digital para adultos é o objectivo da iniciativa agendada para o dia 14 de maio, no Cineteatro Camacho Costa, Odemira, promovida no âmbito do Banco Local de Voluntariado de Odemira do Município de Odemira e do programa nacional EU SOU DIGITAL.

A iniciativa é dirigida a voluntários e a adultos interessados em adquirir competências no mundo digital e terá dois momentos, a decorrer nos horários 10.00 / 12.30 horas e 14.00 /16.30 horas.

Podem ser voluntários neste programa todos os cidadãos, maiores de 18 anos, que queiram ensinar/partilhar conhecimentos de tecnologias de informação e tenham gosto em ajudar os outros. Ao tornar-se Voluntário, qualquer cidadão pode ajudar a mudar a vida das pessoas que o rodeiam, quer em casa ou seio familiar, quer na comunidade. A formação de mentores é gratuita e vai ajudar a compreender como se pode ensinar a utilização da internet a alunos mais velhos. Será efetuada na plataforma do programa, em vídeo, ou no dia 14 de maio, no Cineteatro Camacho Costa. Quando for concluída a formação, será emitido um Certificado de Mentor EUSOUDIGITAL e o participante ficará apto a ensinar a utilizar a internet no dia-a-dia e contribuir para tornar Portugal mais digital.

O programa é dirigido a adultos maiores de 45 anos que pretendam adquirir competências digitais básicas. Os participantes terão acesso a uma sessão gratuita onde podem aprender a criar uma identidade digital, usar uma caixa de correio electrónico, criar contas em redes sociais, proteger dados pessoais e privacidade.

Os voluntários e alunos devem-se efectuar a sua inscrição através do email banco.voluntariado@cm-odemira.pt ou 283320900 ou 961620618.

O objectivo do Município de Odemira é dotar o território de agentes de educação digital, nas várias freguesias, que contribuam para a facilidade de comunicação e interacção digital de adultos, promoção de autonomia e informação.

EU SOU DIGITAL é um programa do Governo, inscrito no Plano de Ação de Transição Digital, que tem como missão promover a literacia digital de um milhão de adultos em Portugal, até ao final de 2023.