Jornadas Escolares mobilizam alunos para dia de aventura em Odemira

13 Maio 2022

Cerca de 300 alunos dos vários agrupamentos de escolas do concelho participaram nas Jornadas Escolares de Odemira, no dia 13 de maio. Foi um dia de atividades dedicadas à cultura e património, participação cívica, desporto e promoção ambiental, promovido pelo Município de Odemira, no âmbito do programa ODETE – Odemira Território Educativo.

Ao longo do dia, o Município apresentou diversos desafios e atividades em diferentes espaços da vila de Odemira, dirigidas aos vários níveis de ensino, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário e profissional.

Para um contacto com a gestão autárquica e com a Democracia houve visitas ao edifício dos Paços do Concelho, onde os alunos foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e pela vereadora responsável pela Educação, Isabel Palma Raposo. Os alunos visitaram também a exposição “Testemunhos de Abril”. No desporto, os alunos foram convidados para as Piscinas e Estádio Municipal, onde o andebol foi a modalidade explorada, bem como a canoagem no rio Mira. Na componente cultural, foram visitados o Moinho de Vento, a Igreja da Misericórdia e os Marcos da Barca na zona ribeirinha. Para os mais novos houve uma Hora do Conto e visita à Biblioteca Municipal José Saramago. No Jardim da Fonte Férrea, os alunos foram convidados a plantar árvores, experimentar jogos tradicionais e muitas brincadeiras. No Jardim Sousa Prado houve música com Dj e pintura de mural.

Com o objectivo de partilhar conhecimento e estimular o interesse pela leitura, o Município de Odemira ofereceu aos alunos participantes nas Jornadas Escolares um conjunto de obras literárias e sobre o concelho de Odemira.

Enquanto membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, o Município de Odemira procura proporcionar experiências de ensino fora do contexto escolar, no sentido de inspirar a identidade cultural e sentimento de pertença ao território. As cidades educadoras trabalham para que a Educação seja um eixo transversal de todas as políticas locais, assente no princípio que a Educação transcende as paredes da escola.