FEI-TUR: Balanço positivo no certame de promoção turística

20 Junho 2022

A FEI-TUR – Feira de Turismo do SW de 2022 fechou portas com balanço bastante positivo, numa edição repleta de sucesso, experiências, muita gastronomia e animação, que decorreu nos dias 17, 18 e 19 de junho, junto ao Estuário do Rio Mira, em Vila Nova de Milfontes. Após dois anos de interregno, o público e os expositores disseram presente no certame que aposta na promoção de Odemira e do Sudoeste Alentejano como destino privilegiado para o turismo ativo e de natureza, promovido em parceria entre o Município de Odemira e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O certame foi oficialmente inaugurado pelo Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, Francisco Lampreia.

Ao longo dos três dias, os visitantes viveram as “Experiências do Mira”, com propostas variadas: surf, stand up paddle, canoagem, passeios de burro e pónei, passeios de barco no rio Mira, mergulho, andebol, jiu-jitsu voleibol e uma divertida zona de insufláveis para os mais novos.

O certame contou com a presença de unidades de alojamento e de empresas de animação turística, restaurantes, exposição de produtos agro-alimentares e artesanato local, com a realização de workshops no recinto.

A gastronomia mereceu grande destaque no Espaço Showcooking, com os showcookings “Do Prado ao Prato” por Sofia Magalhães, “O Chefe Sou Eu” pela Associação Tic-Tac, e dos restaurantes Adega 22, Craveiral Farm House, A Escola, Porto das Barcas e Tasca do Celso, degustação de Queijo de Campo Redondo com mel da Apicortes, de produtos Alma da Nossa Gente e de gelados artesanais pela MABI, bem como provas de vinho e de cocktails de medronho pela Arbutus - Associação para a Promoção do Medronho.

O prémio de melhor stand foi atribuído a “Veiga Artesanato”, de Miguel Santos, tendo o prémio sido entregue pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Ricardo Cardoso. A actriz Sílvia Rizzo acompanhou a atribuição do prémio.

Na animação musical, nota para a música tradicional alentejana pelo Grupo Coral de São Luís, Duo Guitarras Malino, Linhas Cruzadas e Dj Red Deep (sexta-feira), Grupo Coral “As Moças da Vila” do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes e pelo Grupeto do Coreto, Luís Simenta, Luiz Caracol e do Dj LightHouse (sábado) e Grupo Coral da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes, Catarina Correia e jazz com Michael Lauren Trio, que encerrou em pleno esta feira junto à foz do Mira. (domingo).

Estação Náutica de Odemira em destaque na Feira de Turismo do SW
O colóquio "Estação Náutica de Odemira, contributo para o desenvolvimento do Turismo Náutico" decorreu na tarde de 17 de junho, no Colégio Nossa Senhora da Graça, no âmbito do programa da FEITUR, com o objetivo de destacar a importância desta estrutura na concertação da oferta turística local, os investimentos em curso e previstos e a importância do trabalho em rede entre as 30 Estações Náuticas do país e a sua promoção a nível internacional.

A sessão de abertura contou com a presença de Hélder Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de Odemira, seguindo-se intervenções de António José Correia (da Fórum Oceano e Coordenador da Rede das Estações Náuticas de Portugal), Ricardo Cardoso (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira e responsável pela Coordenação da Estação Náutica de Odemira), Rui Calado (da Estação Náutica de Lagos), Tiago Santos (Sines Tecnopolo) e Alexandra Correia (Adral - Agência de Desenvolvimento da Região Alentejo). A sessão de encerramento esteve a cargo de António Lacerda, da ARPTA – Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo / Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.