Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Bandeira Azul e Bandeira Dourada hasteadas nas praias de Odemira

24 Junho 2022

A cerimónia oficial de hastear da Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e de Praia Acessível nas praias do concelho de Odemira decorreu no dia 23 de junho, na praia do Almograve. Para a época balnear de 2022, Odemira conta com doze praias de Bandeira Azul, oito praias de Qualidade de Ouro e cinco praias acessíveis.

A iniciativa contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Ricardo Cardoso, da Presidente da Junta de Freguesia de Longueira/Almograve, Maria Glória Pacheco, e de representantes da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Autoridade de Saúde do Litoral Alentejano, Autoridade Marítima Local, Associação de Nadadores Salvadores de Grândola – Seagull Rescue e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Em 2022, o concelho de Odemira conta com doze praias com Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. De norte para sul, a Bandeira Azul volta a ser hasteada nas praias do Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas Rio, Furnas Mar, Almograve Norte, Almograve Sul, Zambujeira do Mar, Alteirinhos, Carvalhal e na praia fluvial de Santa Clara.
Em 2022, a Bandeira Qualidade de Ouro foi atribuída pela QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza a oito praias do concelho de Odemira: Malhão (Norte e Sul), Farol, Franquia, Furnas, Almograve (Norte e Sul), Alteirinhos, Carvalhal e na praia fluvial de Santa Clara. Em relação a 2021, há a registar este ano a designação da Praia do Malhão (Norte e Sul) como Qualidade de Ouro.

O concelho conta com cinco praias acessíveis – Franquia, Furnas Rio, Furnas Mar, Zambujeira do Mar e Carvalhal, onde além de rampas e/ou tapetes de acesso aos areais, são disponibilizados equipamentos de apoio ao banho para utentes com mobilidade reduzida. Além de cadeiras anfíbias para adultos, são também disponibilizadas cinco cadeiras para crianças e jovens, permitindo a concretização plena do conceito de praia acessível, sendo as cadeiras de fácil mobilidade em areia seca ou molhada. Esta iniciativa decorre do protocolo entre o Município de Odemira e a Associação More Moving Moments (MMM).


Tal como em 2021, a associação ambientalista Zero distinguiu os Alteirinhos como praia Zero Poluição. São praias Zero Poluição aquelas que, ao longo das três últimas épocas balneares (2019, 2020 e 2021), tiveram sempre classificação “Excelente” e apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação, de acordo com os dados da Agência Portuguesa do Ambiente.

Na oferta balnear, o concelho de Odemira conta também com duas praias naturistas (no Malhão Norte e Alteirinhos Sul) e uma praia de uso canino (onde é possível levar os amigos de quatro patas).
A época balnear de 2022 iniciou no concelho de Odemira no dia 10 de junho e prolonga-se até 18 de setembro.