Odemira recebeu o Festival Terras Sem Sombra

06 Setembro 2022

Entre os dias 2 e 4 de setembro, a 18ª edição do Festival Terras Sem Sombra passou pelo concelho de Odemira com um programa diversificado e de grande qualidade, que incluiu música, património e biodiversidade, nas freguesias de São Salvador e Santa Maria, São Teotónio, São Luís e Vale de Santiago.

"Onde a Vida Acontece" foi o tema do primeiro momento no dia 2 de setembro, em São Teotónio, com uma atividade dedicada a miúdos e graúdos que deu a conhecer o Museu do Medronho e a Igreja Paroquial, com explicações pelos historiadores António Quaresma e José António Falcão. Houve também uma ação sobre música para os mais jovens com a artista odemirense Mariana Martins, que antecedeu o espetáculo "Paisagens Sonoras", na Sociedade Recreativa São Teotoniense. Neste concerto, a Mariana Martins contou com a participação de convidados especiais.

"Vale de Santiago: História e Tradições" foi o mote para a visita guiada, que aconteceu na tarde de 3 de setembro, orientada pelos historiadores António Quaresma e José António Falcão, que explicaram curiosidades históricas e tradições populares da freguesia, cujo topónimo deriva da Ordem de Santiago, à qual pertenciam os campos e vales em redor da povoação.

O ponto alto do Festival aconteceu em Odemira, na Igreja da Misericórdia, com o memorável concerto "Geografias da Alma: Viagens ao Redor de Um Piano", pelo músico filipino Raul Sunico. Este intérprete, reconhecido internacionalmente e autor de uma extensa discografia, foi distinguido, no início de setembro, com o maior galardão cultural concedido pelas autoridades das Filipinas. A Igreja da Misericórdia, decorada com "tnalak" (panos tradicionais das Filipinas), foi o coração do concelho num momento sublime de cultura e arte. O momento foi iniciado com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, da Embaixadora das Filipinas, Celia Anna Feria, e do Diretor do Festival Terras Sem Sombra, José António Falcão.

A presença desta edição do Terras Sem Sombra em Odemira terminou com o evento dedicado à biodiversidade: "Da Ponte do Sol Posto ao Pego das Pias: A Ribeira de Torgal". A atividade foi conduzida por Madalena Silva (geóloga), Augusto Lança (professor do curso de Agronomia no Instituto Politécnico de Beja) e Ana Luísa Simões (guia de natureza).

A realização do Festival Terras Sem Sombra no concelho de Odemira contou com o apoio do Município, inserindo-se na programação "Setembro, uma imersão cultural".