Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Biblioteca de Odemira celebra centenário de José Saramago

24 Outubro 2022

No ano em que se assinala o centenário de José Saramago, Odemira dedicada os meses de outubro e de novembro ao escritor, proporcionando várias atividades em torno da vida e obra do Prémio Nobel da Literatura. A Biblioteca Municipal José Saramago de Odemira, como membro fundador da Rede de Bibliotecas José Saramago, foi convidada a integrar o programa das Comemorações do Centenário de José Saramago, coordenadas pela Fundação Saramago, com o objetivo de homenagear e divulgar a relevância do autor na história cultural e literária em Portugal e no Mundo.

Destaque para a realização do VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago, que decorreu em Odemira entre os dias 21 e 23 de outubro, organizado pela Biblioteca Municipal de Odemira José Saramago, em parceria com a Biblioteca Municipal de Beja José Saramago, a Fundação José Saramago e a Aula Saramago, com momentos de tertúlia, tertúlias, poesia, música e uma exposição dedicadas a Saramago. Estes encontros acontecem anualmente desde 2016, em diversas bibliotecas e espaços públicos em Portugal e Espanha.

A exposição “Voltar aos passos que foram dados”, sobre o trajeto pessoal e literário de José Saramago, estará patente ao público no Jardim Sousa Prado, em Odemira, até ao dia 30 de novembro. A exposição é cedida pela Fundação José Saramago e convida a uma “viagem” orientada para a leitura e releitura de Saramago conforme é sugerido por um passo de Viagem a Portugal: “É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles.”

A Biblioteca Municipal José Saramago recebe o autor João Tordo, Prémio José Saramago 2009, no dia 19 de novembro, pelas 15.00 horas, para a apresentação do livro “Cem Anos de Perdão”. Depois de “Águas Passadas”, a dupla Pilar Benamor e Cícero Gusmão regressa para um novo mistério de matizes bizarros. Na pequena e remota ilha de St Dismas, ao largo da Inglaterra, um crime violentíssimo entre irmãos choca a comunidade, trazendo à superfície o mal-estar entre os ilhéus e os Filhos de Dismas, uma seita religiosa que perdura há séculos.

Para o público infantil haverá dois momentos a não perder no mês de novembro na Biblioteca Municipal José Saramago.

No dia 12 de novembro, pelas 15.00 horas, o Workshop “A maior flor do mundo”, com Sofia do Vale, desafiará os participantes a pintar e construir uma flor gigante em homenagem a Saramago, a partir da única obra infantil do Prémio Nobel português. Esta é uma atividade dirigida a crianças com idades entre os 6 e os 10 anos, mediante marcação prévia limitada a 15 participantes.

No dia 19 de novembro, pelas 16.30 horas, a Hora do Conto será baseada na obra “A maior flor do mundo”, de José Saramago. “E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?” é o mote para uma sessão de contos espacial.

Em paralelo, a Biblioteca Municipal de Odemira acolhe uma Feira do Livro de Saramago, em colaboração com Livraria A das Artes, de Sines.