'O Pão que a terra lhe dá' - 13 décimas da poesia tradicional de Odemira em filme

17 Outubro 2022

O filme “O Pão que a terra lhe dá – Tradição Oral do Concelho de Odemira” vai ser apresentado no dia 22 de outubro, pelas 21.30 horas, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, numa produção da associação CAIS – Coletivo Artístico de Intervenção Social, financiada pelo Município de Odemira. As entradas são gratuitas.

Este filme apresenta uma visão diferente sobre a poesia tradicional do concelho, proposta por músicos, atores e actrizes que a interpretam de uma forma criativa, evidenciando a componente visual, sonora, o movimento, a música e a luz.

“Tendo como base, fundamento e narrativa, as Décimas da Tradição Oral do Concelho de Odemira, foram convidados diferentes Artistas, da música ao teatro, para darem interpretação e uma outra leitura, a esta rica forma poética que tão fortes raízes teve e tem na região.13 décimas, 13 curtas-metragens, 13 visões sobre a vida e o território, abordadas de um novo ponto de vista. Uma abordagem artística e criativa, seja pela representação, seja pela música, seja pelo vídeo, num outro olhar e visão sobre a poesia tradicional, valorizando-a no seu conteúdo escrito, mas com uma nova perspetiva artística e formal. Um filme único na sua abordagem estética, poética, rítmica, temática... E uma nova chave para entrar no imenso e valoroso mundo da Poesia Tradicional que aqui se fez, vai fazendo, e queremos que não morra”, assim explica o director artístico, Nuno Góis.

Um filme com direção artística de Nuno Góis, direção de fotografia de Fábio Mestrinho e direção musical de Rui Santos, com interpretação de Ana Sofia Paiva, Banza, Helena Macedo, José Torres (Enano), Marco Telmo Quintino, Nuno Góis, Paula Cunha Rosa, Pedro Estorninho, Rui Pisco, Silvestre Martins, Sónia Barradas e Zeca Medeiros.

A música (compositores) é da responsabilidade de Banza, Dimitris Andrikopoulos, João Veiga, Marco Oliveira, Mariana Martins, Nuno Silva, Rui Feitas, Rui Santos, Silvestre Martins e Zeca Medeiros.

Esta iniciativa integra a programação do VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago, que irá decorrer na Biblioteca Municipal José Saramago de Odemira, entre os dias 21 e 23 de outubro, com tertúlias, poesia, música e uma exposição dedicadas ao Prémio Nobel da Literatura.