Sonoridades & Sabores - roteiro de música e gastronomia no concelho de Odemira

19 Outubro 2022

O roteiro pela tradição musical e gastronómica do interior do concelho de Odemira, “Sonoridades & Sabores”, está de regresso com seis momentos agendados entre os meses de novembro de 2022 e janeiro de 2023. À semelhança de edições anteriores, os melhores petiscos e pratos tradicionais da região serão acompanhados pelo cante ao baldão, viola campaniça, acordeonistas e música tradicional.

Esta iniciativa pretende dinamizar as aldeias das freguesias do concelho de Odemira, através da promoção de eventos que enaltecem o melhor da gastronomia local e da música tradicional.

O primeiro momento das Sonoridades & Sabores acontecerá no dia 5 de novembro, em Algoceira, na sede da Associação de Moradores de Algoceira e Vale Bispo (na antiga Escola Primária), na Freguesia de São Salvador e Santa Maria, seguindo-se no dia 19 de novembro, no Pavilhão da Junta de Freguesia de Santa Clara-a-Velha. No dia 3 de dezembro, o programa decorrerá no Restaurante “O Peixeiro”, em Amoreiras-Gare, na Freguesia de São Martinho das Amoreiras. No dia 17 de dezembro, o encontro será realizado na sede do Sabóia Atlético Clube, em Sabóia. No dia 7 de janeiro, será a vez do restaurante “Becha”, na aldeia de Vale Juncal, na Freguesia de São Teotónio. O último momento acontecerá no dia 21 de janeiro, no Restaurante Eira da Lagoa, em Colos.

Nos seis dias do roteiro “Sonoridades & Sabores”, a partir das 16.00 horas a tradição cultural encherá os espaços, com cantadores ao baldão acompanhados pela viola campaniça e, pelas 18.00 horas, será dado espaço aos poetas populares da região. A partir das 19.00 horas a música tradicional será garantida com a atuação de acordeonistas amadores da região (dias 5 e 19 de novembro e 17 de dezembro), dos professores e alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (dia 3 de dezembro) e do grupo musical Atar e Pôr ao Fumeiro (dias 7 e 21 de janeiro).

A organização é da responsabilidade da Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare (no âmbito do Plano de Atividades do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso) e do Município de Odemira, com os apoios das Juntas de Freguesia de Colos, Sabóia, Santa Clara-a-Velha, São Martinho das Amoreiras, São Salvador e Santa Maria e São Teotónio.

:: PROGRAMA