Centro Náutico de Odemira inaugurado em dia de festa desportiva

26 Outubro 2022

O Centro Náutico de Odemira e sede do Clube Fluvial Odemirense (CFO) foi inaugurado no dia 23 de outubro, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e do Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix. Foi um dia de festa para o Clube, para o Presidente da Direção, Ilídio Soares, corpos sociais, técnicos, atletas e amigos, sendo um momento há muito esperado e, ainda mais, após o incêndio de 2021.

Após o simbólico momento de descerrar da placa de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Odemira lançou repto à Federação Portuguesa de Canoagem para que se realizem mais provas nacionais em Odemira e referiu que o CFO terá sempre o apoio do Município para a realização das provas e que continuará a apoiar o clube como até aqui. O Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem agradeceu a todos e em especial à população de Odemira no apoio ao clube após o incêndio, sublinhando que o clube renasceu das cinzas e com muito mais força. O Presidente do CFO agradeceu a todos aqueles que ajudaram o Clube e em especial ao Município pelo apoio após o incêndio.

O novo Centro Náutico inclui a sede social do Clube Fluvial Odemirense, hangar para embarcações e demais equipamento de canoagem, ginásio e serviços de apoio, e contou com financiamento comunitário e financiamento municipal, incluindo o apoio no âmbito do Orçamento Participativo.
A obra do Centro Náutico já estava a decorrer quando, na noite de 9 de outubro de 2021, um incêndio de mão criminosa destruiu o antigo edifício sede e todo o equipamento desportivo do CFO. Desde a primeira hora, a “família CFO” reagiu e lançou uma campanha de angariação de fundos para reerguer o clube, tendo desde logo recebido o apoio do Município de Odemira.

O CFO foi fundado em 1 de junho de 1984, conta com 42 atletas federados e 20 em formação. Se em outubro de 2021 o CFO viveu o pior momento da sua história, passado pouco mais de um ano, o dia foi de festa, na hora de inaugurar a nova casa, agora disponível para prática desportiva e para toda a população.

Taça de Portugal de Maratona / 4ª Subida Internacional do Rio Mira em K4

O dia de festa foi marcado pela realização de uma prova da Taça de Portugal de Maratona / 4ª Subida Internacional do Rio Mira em K4, com partida da Praia da Franquia em Vila Nova de Milfontes e chegada à zona ribeirinha em Odemira, com a participação de mais de 100 atletas em representação de 14 equipas, das quais quatro do concelho.

A prova foi organizada pelo Clube Fluvial Odemirense e pelo Clube Náutico do Litoral Alentejano, em parceria com o Município de Odemira e a Federação Portuguesa de Canoagem, com os apoios das Juntas de Freguesia de Vila Nova de Milfontes e de Santa Maria e São Salvador, Bombeiros Voluntários de Odemira, Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Milfontes e Polícia Marítima.

Esta é uma regata que marca o calendário da canoagem em Portugal, pela singularidade em termos de distância, mas também pela beleza que o rio Mira oferece ao longo dos 31 km, tratando-se de uma competição rápida, a favor da corrente.