Odemira recebe espetáculo de dança, música e palavra Bowing Back

28 Outubro 2022

BOWING BACK é o espetáculo de Dança, Música e Palavra que Odemira vai receber nos dias 10, 12 e 13 de novembro, com produção de Madalena Victorino e convidados, e que celebra a interculturalidade no concelho, no âmbito do Plano Municipal de Integração de Migrantes – Odemira Integra.

O espetáculo terá como ponto de encontro o Jardim Ribeirinho do Mira, pelas 19.00 horas. Tem uma duração aproximada de 3 horas e é dirigido a maiores de 6 anos de idade. As entradas são gratuitas, sujeitas à lotação do espaço.

BOWING é um espetáculo de dança, música e palavra. Nesta segunda edição (o primeiro espectáculo aconteceu em 2021), o grupo migra de São Teotónio para Odemira, chegando a outro lugar com um novo espectáculo em que as línguas se condensam numa grande tentativa de comunicação. Dezenas de migrantes da Índia, Punjab, Nepal, Bangladesh, China, aliam-se a artistas nas áreas do movimento, palavra e música para criar um objecto em conjunto que irá transformar Odemira durante três noites.

BOWING é uma criação itinerante pela vila, onde as ruas se preenchem de vozes, danças, ritmos, palavras reinventadas e por inventar. É a língua portuguesa que se proclama nómada, acolhendo futuros povos e gerações, atravessada por geografias tão distantes quanto presentes. BOWING é o direito ao sotaque, é o tempo de traduzir um grito para Português, uma gargalhada para Hindi, um gemido para Bangla, um suspiro para Punjabi: idiomas nativos deste novo Alentejo em que vivemos.
A direcção artística é de Madalena Victorino, em co-criação e com a interpretação da equipa Nuclear BOWING e de população do concelho de Odemira. Conta com a participação dos artistas convidados Pedro Salvador (coordenação e criação musical), Margarida Mestre (criação coral e voz), Chão Maior (criação musical), Yaw Tembe, Norberto Lobo, Leonor Arnaut, João Almeida e Ricardo Martins. O desenho de luz e direção técnica são de Joaquim Madaíl, sendo a produção executiva é de Carolina.

Este espectáculo é financiado pelo Município de Odemira, no âmbito do Plano Municipal de Integração de Migrantes – Odemira Integra 3G 2020-2022, Junta de Freguesia de São Teotónio, programas Alentejo 2020 e Compete 2020, Direção Geral das Artes, FAMI – Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração, ACM – Alto Comissariado para as Migrações, pelo programa PARTIS & Art for Change da Fundação Calouste Gulbenkian e La Caixa, entre outras entidades.