Animação de natal nas aldeias e vilas do concelho de Odemira

07 Dezembro 2022

O Município de Odemira promove e apoia diversas atividades de dinamização das vilas e aldeias, com o objetivo de assinalar a época festiva e incentivar o consumo no comércio local. Ao longo do mês de dezembro, serão promovidas Feiras de Natal, haverá decoração alusiva à época nas freguesias e animação de rua, bem como programação cultural.

Até dia 6 de janeiro decorre a Campanha “Natal no Comércio Local”, com sorteio de prémios entre os consumidores nas lojas aderentes, e o tradicional concurso de montras, para assim incentivar os empresários locais a vestir as suas montras com decorações alusivas à época festiva.

No dia 17 de dezembro, entre as 9.00 e as 18.00 horas, o Mercado Municipal de Odemira receberá o Odemira Creative Market, com produtos locais, artesanato, workshops, gastronomia e muito mais, numa iniciativa do Município de Odemira em parceria com a CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira.

Artesanato, gastronomia, música e muita animação serão os ingredientes das Feirinhas de Natal, promovidas no território por associações locais, com o apoio do Município e das Juntas de Freguesia. Depois dos Mercados de Natal realizados nos Troviscais e Cavaleiro, nos dias 3 e 4 de dezembro, será a vez do centro histórico de Vila Nova Milfontes, receber nos dias 8, 9 e 10 de dezembro a iniciativa Natal na Vila, promovida pela Comissão Social Interfreguesias de Vila Nova de Milfontes e Longueira/Almograve. A vila de Colos recebe a Feira de Natal, no Largo D. Manuel I. No dia 10 de dezembro. Nos dias 10 de dezembro será também dinamizada a Feira de Natal de Sabóia, inserida na iniciativa Aldeias à Vista. No dia 17 de dezembro, será a vez da aldeia de São Luís receber uma Feira de Natal com exposição e venda de artesanato e produtos locais.

Além das feiras, haverá também oferta cultural para vários públicos. Para os mais novos, haverá animação na Biblioteca Municipal José Saramago. No dia 9 de dezembro, pelas 18.00 horas, será apresentado o Espetáculo de Teatro para a Infância “O Pinheirinho de Natal, pela Cativar, para o dia 20 de dezembro, pelas 15.00horas, está agenda a Oficina do Rodolfo, pela Palavra Viva, dinamizada por Paula Cunha Rosa e Nuno Góis. Entre os dias 27 e 30 de dezembro, pelas 15h00, a Biblioteca Municipal José Saramago convida os mais jovens para Festas Entre Livros, com Canções de Natal e de Reis, Oficinas de Contos e expressão plástica em feltro.

Entre dia 9 de dezembro e 6 de janeiro, decorrerá a exposição “Natividade – Presépio Único”, na Igreja da Misericórdia de Odemira, numa iniciativa da Santa Casa da Misericórdia em parceria com outras Instituições de Apoio à Terceira Idade, Infância e Deficiência e apoio do Município de Odemira.

O tradicional concerto de Natal oferecido pelo Município de Odemira à população está agendado para dia 10 de dezembro, este ano com a apresentação de um espectáculo especial pela Banda Filarmónica de Odemira e pela Orquestra de Sopros da Escola de Artes do Alentejo Litoral, agendado para a tarde de 10 de dezembro, sábado, pelas 17.00 horas, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Odemira.

O fim-de-ano será marcado por espetáculos de fogo-de-artifício em Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar.