Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Município de Odemira dinamizou Semana Aberta na Freguesia de São Teotónio

20 Fevereiro 2023

O Executivo Municipal de Odemira realizou uma Semana Aberta na Freguesia de São Teotónio, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, numa iniciativa de proximidade e de ação no terreno que tem por objetivo promover uma gestão autárquica descentralizada e participada, focando a atenção nesta que é a maior e mais habitada freguesia do concelho.

Ao longo da semana na freguesia foram promovidas reuniões temáticas com entidades parceiras do Município nas áreas da Educação, Associativismo, Social, Ambiente, Economia e Desporto, a visita a obras em curso e investimentos previstos para este território e foi ainda realizada a Reunião de Câmara e o atendimento aos munícipes por parte do executivo municipal.

Na área da Educação, foi realizada uma reunião com o Agrupamento de Escolas de São Teotónio, o segundo maior do concelho, com 589 alunos em seis salas de jardins de infância, duas escolas do 1º ciclo e uma EB2,3 (sendo esta escola integrada no Programa TEIP - Território Educativo de Integração Prioritária, por ter um considerável grupo de alunos migrantes). A Escola EB 2,3 de São Teotónio, que passou para gestão da autarquia em abril de 2021, no âmbito do processo de transferência de competências para a autarquia, está entre as escolas prioritárias para requalificação, aguardando a abertura do novo quadro comunitário Alentejo 2030, para uma candidatura que permitirá dotar este equipamento das devidas condições para a comunidade escolar.

Na área do Associativismo, foi promovido um convívio no Centro Sociocultural de São Miguel, com o objetivo de realizar um levantamento das necessidades e enaltecer o trabalho desenvolvido pelas direções destas entidades e instituições na área cultural, recreativa, desportiva e de apoio ao envelhecimento.

Na Intervenção Social, foram visitadas as obras do Lar da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de São Teotónio, que contam com apoio financeiro por parte do Município, tendo ainda sido visitadas as obras das infraestruturas do Loteamento Municipal do Casal Novo, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.

No Desenvolvimento Económico, o programa da Semana Aberta incluiu uma visita ao empreendimento turístico Paraíso Escondido, uma referência no concelho e localizado no interior da freguesia, e uma visita à Frupor, empresa agrícola e de plantas ornamentais que está desde 1987 a produzir na zona do Brejão, e que se encontra neste momento em fase de expansão com a construção da nova adega do vinho Vicentino, um importante investimento e que irá mudar o paradigma do enoturismo no território. Decorreu também um encontro com as associações de caçadores da freguesia, com vista a impulsionar a atividade cinegética e dar a conhecer os novos apoios disponíveis, assim como com empresários do Turismo, num momento de auscultação das propostas e necessidades do sector.

No domínio do Ambiente, foi visitada a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Cavaleiro, na presença do Presidente do Conselho de Administração da AgDA – Águas Públicas do Alentejo, Francisco Narciso, para avaliar a realização de uma intervenção que permita melhorar o funcionamento deste equipamento, subdimensionado para a realidade populacional da localidade, até ser concretizado o novo projeto. Foi realizada uma reunião entre o Executivo Municipal, Assembleia Municipal e a Diretora Regional do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Olga Martins, com o objetivo de debater investimentos previstos para o território e concertar a ação entre entidades no âmbito da gestão integrada de fogos rurais. Outro importante momento foi a reunião com a Agência Portuguesa do Ambiente, na presença do Diretor Regional, André Matoso, para estruturar o processo de transferência de competências e património no âmbito da gestão portuária de áreas destinadas à actividade náutica de recreio, dos portos ou instalações de apoio à pesca e de áreas sem utilização portuária. O programa contou também com visita ao local da futura ETAR da Azenha do Mar e aos passadiços de madeira (que serão em breve intervencionados).

No âmbito desportivo, a Semana Aberta incluiu uma reunião com os clubes e associações da freguesia e uma visita ao Campo de Futebol das Figueiras.

O Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, foi acompanhado pelos Vereadores, a Presidente e 2° Secretário da Assembleia Municipal e pelo Presidente da Junta de Freguesia de São Teotónio, Dário Guerreiro, tendo os dirigentes dos serviços municipais participado num dos dias da iniciativa, que culminou com uma reunião entre o Executivo e as 13 Juntas de Freguesia, para balanço e perspetivar o próximo ciclo deste programa. As Semanas Abertas nas Freguesias são uma iniciativa de democracia participativa, que decorre o programa de governação “Odemira 21_25” e que assume a participação cidadã como a base da gestão municipal e da intervenção do poder local no processo de desenvolvimento do concelho.