Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Município de Odemira assinala Dia Internacional da Proteção Civil

27 Fevereiro 2023

O Município de Odemira vai assinalar, ao longo do mês de março, o Dia Internacional da Proteção Civil, comemorado a 1 de março, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a importância da prevenção, dando a conhecer os vários agentes de proteção civil que têm intervenção no concelho.

A abertura das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, decorrerá no dia 1 de março, a partir das 14.30 horas, com ações de sensibilização e mass training de Suporte Básico de Vida, no Jardim Sousa Prado, em Odemira, sendo a iniciativa aberta à comunidade.

Com o mote “Cidadão em ação aposta na prevenção” serão promovidas atividades ao longo do mês, dirigidas à população e à comunidade escolar, desde a mostra dos meios operacionais do território através das feiras das profissões dos agentes de proteção civil, ações de sensibilização sobre procedimentos a ter em caso de sismo, como efetuar chamadas para o 112 e ações sobre Primeiros Socorros.

O mês dedicado à Proteção Civil terminará no dia 29 de março, com reuniões da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais e da Comissão Municipal de Proteção Civil.

Numa cooperação entre o Serviço Municipal de Proteção Civil, Guarda Nacional Republicana e Corpos de Bombeiros Voluntários de Odemira e de Vila Nova de Milfontes, pretende-se dotar a comunidade de conhecimentos de prevenção e atuação em caso de emergência.

O Dia Internacional da Proteção Civil comemora a entrada em atividade da Organização Internacional de Defesa Civil, em 1972, que tem por objetivo desenvolver estruturas de defesa nacionais nos estados membros, a fim de reduzir e prevenir desastres na população. Pretende-se assinalar o empenho de todos aqueles que trabalham em prol da segurança dos seus concidadãos, na sua defesa face a situações de risco coletivo, protegendo as suas vidas, os seus bens, o património cultural e ambiental.

 

Programa