Jornadas Escolares mobilizam cerca de mil alunos em Vila Nova de Milfontes

23 Março 2023

Ambiente, cidadania, cultura, deporto, saúde e território são os temas de um programa intenso que irá reunir cerca de mil alunos nas Jornadas Escolares que irão decorrer em Vila Nova de Milfontes entre os dias 27 e 30 de março. A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira, no âmbito do programa ODETE – Odemira Território Educativo.

Ao longo dos quatro dias serão dinamizadas diversos desafios e atividades, dirigidos aos vários níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário e profissional, sempre com o Colégio Nossa Senhora da Graça como ponto de apoio e de boas vindas.

Serão realizadas ações de sensibilização sobre higiene oral, saúde mental e bem-estar físico, alimentação saudável, jogos tradicionais, passeios de comboio turístico pela vila, passeios de barco no rio Mira, entre muitas outras atividades. Durante as Jornadas estará patente a exposição “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”, criada pelos alunos dos diversos agrupamentos de escolas, Colégio Nossa Senhora da Graça e Escola Profissional de Odemira.

Um dos momentos altos das Jornadas será a Mostra de Talentos, pelos alunos dos diferentes agrupamentos de escolas, seguida da atuação do rapper NTS, finalista do programa “Got Talent Portugal”, no dia 29 de março, pelas 20.30 horas, na Casa do Povo de Milfontes, sendo estas atividades abertas à comunidade.

A encerrar as Jornadas Escolares de 2023, destaque para a Assembleia Municipal Jovem, realizada no âmbito de uma reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Odemira, no dia 30 de março, pelas 10.00 horas, no Colégio Nossa Senhora da Graça. Com o objetivo de incentivar a participação cívica, os alunos do 3º ciclo e ensino secundário poderão colocar questões ou apresentar recomendações aos deputados municipais.

Enquanto membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, o Município de Odemira procura proporcionar experiências de ensino fora do contexto escolar, no sentido de inspirar a identidade cultural e sentimento de pertença ao território. As cidades educadoras trabalham para que a Educação seja um eixo transversal de todas as políticas locais, assente no princípio que a Educação transcende as paredes da escola.

:: PROGRAMA