Incêndio de Odemira - Nota conjunta de Município de Aljezur, Município de Monchique e Município de Odemira

Não obstante o designado “Incêndio de Odemira” estar já em fase avançada de resolução, não pode o mesmo, ainda ser dado como extinto. Relembramos que estão ainda no terreno centenas de bombeiros, veículos e alguns meios aéreos.
Ainda assim, os Presidentes das Câmaras Municipais de Odemira, Aljezur e Monchique querem desde já agradecer reconhecidamente a TODOS, sem exceção, os que se empenharam no combate a este incêndio florestal, em particular aos BOMBEIROS! Como é do senso comum, os incêndios florestais constituem uma das principais ameaças à sustentabilidade e biodiversidade da floresta, das comunidades e economia locais.
Mais uma vez, infelizmente, fica em perfeito desequilíbrio a oferta de bens e serviços, de natureza ambiental, económica e social, que tem, obviamente, de ser corrigido com medidas de descriminação positiva para quem foi atingido – turismo, agricultura, pastorícia, entre outros. Para os visados, fica desde logo o nosso conforto e solidariedade, na certeza de que não serão esquecidos.
Logo que nos seja permitido, os competentes serviços das três camaras municipais iniciarão o indispensável trabalho de campo para avaliação, apuramento de necessidades e prejuízos.
Queremos também deixar já hoje a garantia de que tudo faremos, junto do Governo, para reclamar as necessárias ajudas e trabalhar em soluções integradas, conjuntas, que permitam minimizar ao máximo os prejuízos.
Às populações em geral queremos deixar o nosso profundo agradecimento e toda a nossa solidariedade e respeito por, mais uma vez terem encontrado a necessária força para enfrentar estes dias difíceis.
Bem hajam e obrigado!
O Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro
O Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, José Gonçalves
O Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Paulo Alves