Santa Casa da Misericórdia cede Igreja da Misericórdia ao Município

02 Dezembro 2015
O Município de Odemira e a Santa Casa da Misericórdia de Odemira celebraram um contrato de comodato para cedência da Igreja da Misericórdia à autarquia, com vista ao desenvolvimento de ações de recuperação e valorização do imóvel, para potenciar a sua importância histórica e utilização para fins culturais e sociais.
A Igreja da Misericórdia, originalmente designada de Igreja de Santa Isabel, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Odemira, foi construída nos finais do séc. XVI e possui um grande interesse histórico e artístico. Representativo do Maneirismo, na arquitetura e na decoração pitórica do interior, este edifício é único no âmbito do património religioso construído no concelho de Odemira e destacável no próprio contexto regional.

O valor patrimonial da Igreja da Misericórdia, situada no centro histórico da vila de Odemira, levou à sua classificação como Imóvel de Interesse Público, conforme portaria nº505/2011 de 18 de abril.

A Câmara Municipal de Odemira pretende definir um Programa de Intervenção e Valorização tendo em vista o planeamento e realização de uma programação cultural, em articulação com a Santa Casa da Misericórdia de Odemira e a Direção Regional de Cultura do Alentejo, após uma intervenção arquitetónica no edifício que passa pela recuperação dos frescos que o monumento encerra no seu interior, bem como na zona adjacente ao imóvel. Esta recuperação e valorização será objeto de candidatura a fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020.