Combate ao insucesso escolar

27 Janeiro 2014
Vai ser assinado hoje, dia 28 de janeiro, pelas 11.30 horas, o Protocolo de Cooperação entre o Município de Odemira, a Associação EPIS - Empresários pela Inclusão Social e a Iberian Salads, com vista ao lançamento de uma rede de mediadores profissionais de capacitação para o sucesso escolar no concelho de Odemira. A iniciativa terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Odemira.
A Associação EPIS – Empresários pela Inclusão Social tem como missão prioritária o combate ao insucesso e ao abandono escolar, através da prevenção e remediação de fatores de risco dos alunos e famílias, da promoção de fatores de proteção e através da indução de fatores externos de sucesso nas organizações escolares.

Para atingir tais objetivos, a EPIS pretende construir uma linha de intervenção em parceria com o Ministério da Educação e com diversas autarquias locais do país, através da criação e capacitação de uma rede de mediadores profissionais denominada por “Rede de mediadores de capacitação para o sucesso escolar” que, direta ou indiretamente, intervirão com as famílias dos alunos em risco.

O modelo de funcionamento da EPIS pressupõe o estabelecimento de parcerias com empresas locais, que apoiam o projeto ao nível da sustentabilidade local do mesmo, surgindo a Iberian Salads como empresa local interessada em aderir.

A proposta de protocolo foi aprovada, por unanimidade, na reunião da Câmara Municipal de Odemira realizada no dia 2 de janeiro.