24.ª Campanha Costwatch no litoral odemirense

06 Fevereiro 2014
O litoral odemirense vai receber a 24ª Campanha Coastwatch - Litoral: Um Futuro, com a realização de ação de formação, no dia 22 de fevereiro, em Vila Nova de Milfontes, em resultado de uma parceria entre o Município de Odemira e o GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, organização não-governamental que coordena o projeto Coastwatch a nível nacional.
O Coastwatch é um projeto de âmbito europeu que promove a cidadania ativa e consiste na monitorização e caracterização ambiental do litoral. O projeto conta com a participação de milhares de voluntários europeus, constituindo um importante instrumento de educação para a cidadania ambiental.

O projeto começou em 1987, em Dublin, em resultado da indignação pela poluição na costa irlandesa. Atualmente estão envolvidos 23 países no Coastwatch Europe, desenvolvendo-se em Portugal há 23 anos. Todos os anos são analisados aproximadamente cerca de 2000km da nossa costa, através da participação de voluntários, de todas as idades, que colaboram integrados em escolas, grupos de escuteiros, ONGA, câmaras municipais ou grupos particulares.

A formação terá uma duração de 32 horas e é dirigida sobretudo a professores, podendo inscrever-se todos os voluntários interessados. Será dividida em duas sessões, uma teórica, que decorrerá entre as 9 e as 12.00 horas, na Escola do 1º Ciclo de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, e uma prática, entre as 13.00 e as 17.30 horas, numa das praias junto à foz do rio Mira. Depois das duas primeiras sessões em Vila Nova de Milfontes, cada um dos participantes terá de monitorizar um troço de praia do litoral odemirense, até ao dia 31 de março.

A formação terminará em Lisboa, nos dias 3 e 4 julho, com a realização de um seminário, que contará com a presença de oradores representantes de estruturas públicas e de organismos não-governamentais do Ambiente e do Mar, centrado nos problemas do mar. Serão apresentados projetos de âmbito nacional e/ou internacional, sobre as várias perspetivas culturais, turísticas recreativas e de sustentabilidade e encerrará com a divulgação dos dados da Campanha Coastwatch de 2013-2014.

Para mais informações e inscrições contactar o GEOTA através dos contactos
966 705 299 / 213 956 120 / coastwatchnacional@gmail.com

A inscrição também pode ser efetuada online, em http://coastwatchnacional.wix.com/coastwatch-portugal#!2013-2014/c5st