Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Odemira comemora Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

20140407120932910133 1 1024 2500
07 Abril 2014
O Município de Odemira vai associar-se às celebrações do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, convidando a população para participar numa tertúlia que celebra uma edifício marcante na história da vila e do concelho, com o tema "Fábrica Miranda - Reavivar Memórias", que será promovida no dia 12 de abril. Esta iniciativa insere-se na programação das Comemorações do 25 de abril em Odemira.
No dia 12 de abril, sábado, pelas 15.00 horas, as portas da antiga fábrica da Moagem Miranda Lda abrem-se para receber uma tertúlia sobre a sua história, impacto na vila e a atividade industrial da moagem de cereais no concelho. A iniciativa contará com a presença de vários antigos trabalhadores da moagem e do historiador António Martins Quaresma. A participação será livre.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado 18 de abril, foi criado pelo ICOMOS em 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.

A Direção-Geral do Património Cultural, em colaboração com o ICOMOS Portugal, promove a divulgação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, convidando as entidades públicas e privadas a associarem-se a esta comemoração e a promover eventos abertos ao público, este ano dedicados ao tema “Lugares de Memória”.