Sessão Solene da Assembleia Municipal de Odemira celebra 40 anos do 25 de Abril

17 Abril 2014
A Sessão Solene da Assembleia Municipal de Odemira marcará as comemorações do dia 25 de Abril em Odemira, a partir das 11.00 horas, no auditório da Biblioteca Municipal. Este será o momento em que aos órgãos políticos de Odemira, Câmara e Assembleia Municipal, irão prestar homenagem aos 40 anos de liberdade e Democracia em Portugal.
Depois dos discursos das várias forças políticas representadas na Assembleia Municipal de Odemira, tomarão da palavra a Presidente da Assembleia, Natália Cabecinha, e o Presidente da Câmara, José Alberto Guerreio. Seguir-se-á a atribuição de Medalhas Municipais de Mérito – grau ouro, ao médico Joaquim Duarte Silva (a título póstumo) e ao Sporting Clube Santaclarense.

Joaquim Duarte Silva, distinto médico falecido em serviço e de forma inesperada, em dezembro de 2012, destacou-se como médico de Clínica Geral e Familiar. Foi Delegado de Saúde, cargo que exerceu até ao fim da vida, revelando grande preocupação com a saúde pública e ambiental, tendo promovido diversos encontros e jornadas técnicas de aperfeiçoamento de métodos e estratégias.

Fundado a 15 de agosto de 1920, o Sporting Clube Santaclarense é o clube mais antigo do concelho de Odemira, sendo o único clube local associado a um clube nacional, pois é a filial nº 97 do Sporting Clube de Portugal. Além de uma vasta ação recreativa e social, no seu palmarés constam dois títulos da 2ª divisão distrital e três taças disciplina da Associação de Futebol de Beja, bem como um título distrital do INATEL.

No decurso da Assembleia Municipal extraordinária, haverá a apresentação pública da medalha, da autoria de Fernando Fonseca, comemorativa dos 40 anos do 25 de abril.

Ao final da manhã decorrerá a formatura geral de bombeiros do concelho de Odemira, que junta as corporações de Odemira e de Vila Nova de Milfontes, na Praça da República. Este será o momento de homenagem pública do Município de Odemira aos bombeiros locais.

Seguir-se-á a apresentação, no edifício dos Paços do Concelho, da escultura em pedra, da autoria da artista Xica, comemorativa dos 40 anos do 25 de abril.

No final, o Município de Odemira oferecerá aos convidados e à população um Porto de Honra, no salão nobre dos Paços do Concelho.