Festas de Maio e 10ª Feira do Interior do Concelho de Odemira

22 Abril 2014
A partir do dia 30 de abril e até 4 de Maio, vão decorrer as Festas de Maio e a 10ª Feira do Interior do Concelho de Odemira, na localidade de Amoreiras-Gare, na freguesia de S. Martinho das Amoreiras. Este evento mobiliza anualmente milhares de visitantes para um intenso programa de atividades que promove a cultura, a música tradicional, a gastronomia e o convívio. A abertura oficial das Festas de Maio acontecerá no dia 1 de maio, pelas 11.00 horas.
Destaque para a Exposição de Artesanato e Produtos Regionais, a decorrer entre 1 e 4 de maio, com dezenas de artesãos a trabalhar ao vivo, nas várias artes e ofícios. A organização pertence à Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, com o apoio do Município de Odemira, Junta de Freguesia de S. Martinho das Amoreiras e INATEL.

A animação musical começará logo na quarta-feira, na noite de 30 de abril, com um baile com o artista Fábio Lagarto e espetáculo com o Duo Brasileiro Leo & Leandro.

No dia 1 de maio, a partir das 15.00 horas, haverá a entrega de Prémios do 4º Concurso de Poesia, encontro de Cante ao Baldão, atuação de tocadores de Viola Campaniça, animação de rua pelo Grupo Instrumental Amoreirense e a atuação do Rancho Folclórico do Calvário.

A sexta-feira, dia 2 de maio, será o Dia das Escolas, com várias atividades com alunos do Agrupamento Vertical de Colos. Para as 15.00 horas está agendado o colóquio “Agricultura familiar - sua importância para a sustentabilidade do interior”. No final da tarde haverá animação de rua pelo Grupo Instrumental Amoreirense. Para a noite está marcado baile com Rui Soares & Lau.

Para sábado, dia 3, pelas 11.00 horas, está programada a atuação de artistas e poetas populares. Pelas 15.00 horas terá início o 9º Festival de Cantares ao Desafio/Improviso, com a participação dos cantares do Minho por Naty e Jorge Loureiro, cante a despique com cantores da Região, fado beirão pelo Grupo Cantares da Beira Alta, cante “Rapper” pelo Grupo “Alentejo Improvisado” (Porto Covo/Sines). À noite heverá baile com Ruben Baião e a atuação da artista Maria Teresa.

No último dia de festa, no domingo, pelas 10.30 horas, haverá Missa acompanhada pelo Coro Polifónico de Castro Verde sob a Direção do Maestro António José César. Para as 15.00 horas está agenda a Tarde do Cante, com a participação dos grupos “Vozes Femininas” de Amoreiras-Gare, “Os Saramagos” de Garvão e Grupo Musical “Amoreirense”. As festas terminarão com a atuação do grupo “Ús sai de gatas” e a tradicional tourada alentejana.