Odemira tem “As melhores praias de Portugal”

13 Maio 2014
As praias do litoral odemirense voltam a hastear em 2014 a Bandeira Azul, o símbolo de qualidade e excelência, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. As praias das Franquia, Farol (ambas em Vila Nova de Milfontes), Furnas, Almograve (ambas na freguesia de Longueira/Almograve), Carvalhal e Zambujeira do Mar (freguesia de S.Teotónio) vão hastear de novo a Bandeira Azul.
A ABAE aprovou as seis candidaturas apresentadas pela autarquia, o que comprova a qualidade das praias odemirenses, inseridas em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A Bandeira Azul é atribuída às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, de segurança e serviços.

O símbolo Bandeira Azul vem juntar-se ao título de “Praias Maravilhas de Portugal”, conquistado em 2012 pelas praias das Furnas/Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar. É neste sentido que Odemira afirma que tem “As melhores praias de Portugal”.

Franquia, a tradição de uma estância balnear
É uma das principais praias de Vila Nova de Milfontes e aquela que está mais próxima do meio urbano. Verdadeira praia de rio, é das zonas balneares com mais tradição, com relatos na literatura de viagens do início do séc. XIX. A paisagem envolvente confere-lhe um romantismo de outros tempos. De acesso fácil, é frequentada por famílias com crianças. A prática da canoagem é comum nesta praia.

Farol, onde o Mira abraça o mar
É uma das praias junto a Vila Nova de Milfontes, em plena foz do Mira. Praia de fácil acesso, cativa por isso famílias com crianças, mas também os amantes dos desportos aquáticos. Do alto do Farol, a paisagem inspira e convida a momentos de descanso e lazer, oferecendo a melhor vista para a serra e para o mar. Esta é uma paragem obrigatória.

Furnas, passeios tranquilos entre o rio e o mar
Eleita a Melhor Praia de Rio nas “7 Maravilhas Praias de Portugal”, localiza-se na margem sul do Mira. Tem como cenário as praias de Vila Nova de Milfontes. Tem uma frente de rio e outra de mar, onde o areal é mais amplo. A sua extensão convida a passeios à beira-mar, junto ao rio ou às altas falésias a sul, assim a maré o permita. A paisagem envolve-se entre o verde da serra e dos pinhais e o azul forte do mar. É bastante procurada para desportos náuticos.

Almograve, uma baixa-mar ímpar
Situada perto da localidade de Almograve, é uma praia com extenso areal e destino predileto de muitas famílias. A maré baixa proporciona autênticas piscinas naturais. Tem boas condições para a prática de bodyboard. Do alto das suas falésias, nos miradouros, contempla-se a força do Alentejo Atlântico, numa paisagem ampla e cheia.

Zambujeira do Mar, onde o sol se põe no mar
Eleita a Melhor Praia Urbana nas “7 Maravilhas Praias de Portugal”, é um dos destinos turísticos mais procurados da zona. Várias gerações têm a referência da Zambujeira do Mar “como a sua praia”. Proporciona excelentes condições para a prática de surf e bodyboard. Há quem defenda que o pôr-do-sol nesta praia é o mais bonito.

Carvalhal, em harmonia com a natureza
Localiza-se a sul de Zambujeira do Mar, com acesso a partir da localidade do Brejão. Apresenta um quadro natural único, num vale profundo recortado por um riacho que atravessa a praia até ao mar. A praia é ladeada por arribas, que a protegem e escondem. Reúne os requisitos essenciais para o conceito de praia: qualidade, beleza e harmonia com a natureza.