Almograve recebe a Festa do Pescador do concelho de Odemira

22 Maio 2014
Realiza-se no dia 31 de maio, na localidade de Almograve a 12ª edição da Comemoração do Dia do Pescador no concelho de Odemira, uma iniciativa que tem por objetivo refletir sobre as principais dificuldades e futuro do setor e ao mesmo tempo promover o convívio entre a comunidade piscatória do concelho.
A iniciativa é promovida pelo Município de Odemira, Associação de Armadores da Pesca Artesanal e do Cerco Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Junta de Freguesia de Longueira/Almograve e Pescadores do Portinho de Lapa de Pombas.

Conta também com os apoios das Juntas de Freguesia de S. Teotónio e de Vila Nova de Milfontes, Administração do Porto de Sines, DOCAPESCA e Capitania do Porto de Sines.

A festa terá início pelas 12.30 horas, em Almograve, e reunirá a comunidade piscatória dos quatro portos de pesca do concelho de Odemira: Portinho do Canal (Vila Nova de Milfontes), Lapa de Pombas (freguesia de Longueira/Almograve), Entrada da Barca e de Azenha do Mar (freguesia de S. Teotónio).

Do programa consta o tradicional almoço convívio onde os produtos do mar estarão em destaque, animação musical com artistas locais e um momento para intervenções e debate sobre a realidade da atividade piscatória no concelho.

Com um pescado diverso e de elevada qualidade nutricional e frescura, o concelho de Odemira tem atualmente cerca de 100 pescadores em atividade divididos pelos quatro portos de pesca. A pesca na costa odemirense é artesanal e faz-se em grande parte através de aparelhos de anzol.

O Município de Odemira tem assumido nos últimos anos como prioridade desenvolver vários esforços e parcerias no sentido de melhorar as condições do setor. Prevê-se também que se dê um salto qualitativo no setor, através das intervenções previstas no âmbito do programa Polis do Litoral Sudoeste.