Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

APCO - Associação de Paralisia Cerebral de Odemira

apco_odemiraO Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito à Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO), uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, fundada em outubro de 2001. Nascida do empenho e motivação de pais e amigos de crianças e jovens portadores de deficiência, destina-se a intervir na problemática da Paralisia Cerebral, mas igualmente em situações do foro neurológico e afins, celebrando em 2016 o seu 15º aniversário de intervenção no concelho de Odemira.

A APCO tem mantido um trabalho articulado com outras Instituições e com o Município de Odemira para a criação de novos projetos que satisfaçam as necessidades locais sentidas no apoio aos munícipes com necessidade especiais. Iniciou com duas respostas sociais, o Serviço de Apoio Domiciliário e o Centro de Atividades Ocupacionais, tendo em 2004, acolhido também a resposta social de Intervenção Precoce na Infância, a par de outras entidades na área da saúde e da educação. Em 2009, a APCO foi integrada na Rede Nacional de Centros de Recursos para a Inclusão, alargando a sua intervenção em contexto escolar. Em 2014, a APCO inaugurou o Lar Residencial, que disponibiliza alojamento e apoio permanente ou temporário, proporcional às necessidades das pessoas com deficiência. Em 2015 criou o Gabinete de Apoio a Programas Incluídos na Comunidade, tendo em vista a inserção apoiada dos cidadãos com deficiência em contexto profissional.

Estas respostas da APCO abrangem anualmente cerca de 190 clientes apoiados diretamente (e suas famílias), garantindo uma notável resposta social integrada, nas valências já mencionadas de Centro de Atividades Ocupacionais (21 utentes), de Lar Residencial (22 utentes), de Serviço de Apoio Domiciliário (3 utentes), de Intervenção Precoce na Infância (75 utentes), Centro de Recursos para a Inclusão (72 utentes) e Gabinete de Apoio a Programas Incluídos na Comunidade (6 utentes). A APCO desenvolve ainda atividades formativas com as escolas e junto da população em geral, nomeadamente através de ciclos de palestras, semanas temáticas e comemoração de efemérides, sobre variados temas com vista à inclusão social e o combate ao estigma desta realidade.

A Instituição assumiu como prioridade destacada a qualidade da atividade que desenvolve. Neste sentido, investe na certificação das suas práticas e na formação permanente de toda a equipa, procurando a atualização constante de metodologias de intervenção, preparando continuamente os seus colaboradores para a defesa dos direitos humanos na área da deficiência e pela respeitabilidade da condição, dignidade e qualidade de vida destes cidadãos. A APCO já obteve diversos reconhecimentos externos, nomeadamente ao nível da Certificação de Qualidade da EQUASS Assurance – Certificação de Qualidade dos Serviços Sociais, e da atribuição de prémios, como o Prémio BPI Capacitar (que apoiou a construção do Lar Residencial) e da iniciativa Missão Sorriso 2013 (no âmbito do projeto “Riso- Resposta de Integração Sensorial de Odemira”, cujo apoio financeiro permitiu em, articulação com o Município, criar um Jardim Sensorial no Jardim da Fonte Férrea, em Odemira).

Odemira muito deve a esta Instituição, que tem dignificado nos seus projetos e nas suas ações o nome do nosso concelho, sendo uma referência para os utentes, para as suas famílias e para todos os Odemirenses. Pela sua atividade de grande valor, muito justamente por todos reconhecida, constitui um imperativo de Justiça que Odemira reconheça e valorize, publicamente, o papel e a ação que a APCO tem desempenhado.

Em reconhecimento da excecional relevância do seu trabalho e obra, ao serviço da comunidade, nomeadamente, em termos sociais e educacionais e em prol do cidadão com deficiência, o Município de Odemira atribui a Medalha Municipal de Mérito à Associação de Paralisia Cerebral de Odemira.

Odemira, 25 de abril de 2016