Gabinete de Apoio à Vitima
O fenómeno da violência doméstica, como problema social complexo que é, apresenta aos seus intervenientes diretos (vítimas) e aos observadores e interventores (técnicos) problemas de cariz interdisciplinar. As necessidades das vítimas são muito diversas, o fenómeno é multideterminado e tem consequências várias ao nível da vida quotidiana. Para além da resposta técnica especializada no domínio da igualdade de género e violência doméstica, dada pelo GAVA, ao nível do apoio psicológico, informação jurídica e de âmbito social, existem circunstâncias que exigem a intervenção de outras estruturas parceiras locais.
GAVA – R. José Maria de Andrade 1D
Contacto telefónico - 924467767
Atualmente o Município integra, como entidade parceira, o Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio a Vitimas de Violência Doméstica e de Género.
Desta Rede, para além das autarquias de Odemira, Aljezur, Lagos, Monchique e Vila do Bispo, fazem parte outras entidades que atuam em áreas tão diversas como a Segurança (GNR, PSP), a saúde, a segurança social, CPCJ, Bombeiros, IEFP, Ministério Público, Direção Geral da Administração Escolar, Universidades (Évora e Faro), Comissão para a Cidadania e Igualdade (CIG), Direção Geral da Reinserção e Serviços Prisionais e o Gabinete Médico-legal, para além da TAIPA Crl, como entidade executiva.
Sou vítima de violência ou conheço alguém que o é. A quem posso pedir apoio?
GAVA – Gabinete de Apoio à Vítima
R. José Maria de Andrade 1D Odemira
Contacto telefónico – 924467767
gava@taipa-desenvolvimento.pt
Sou vítima ou conheço alguém que o é e pretendo apresentar uma queixa/denúncia.
Onde o posso fazer?
Na GNR, Ministério Público ou Serviços de Medicina Legal
GNR – 283 322 171
Ministério Público – 283 101 532 Queixa eletrónica - https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/Queixas/VD