Viver Ativo
O envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida. Há evidências epidemiológicas que nos permitem concluir que a atividade física regular e a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável estão associadas a uma melhoria da mobilidade, da capacidade funcional, essencial para a promoção da saúde e qualidade de vida.
Durante o processo de envelhecimento humano ocorre um processo de mudança progressiva da estrutura biológica, psicológica e social das pessoas que, se inicia antes do nascimento e se desenvolve ao longo da vida (Direção Geral de Saúde – DGS, 2004). O envelhecimento não é um problema, mas um processo do ciclo vital que deve ser vivido de uma forma saudável e autónoma o maior tempo possível (DGS, 2004). Para isso, é necessário que as pessoas idosas se envolvam na vida social, económica, cultural, espiritual e civil, para que envelheçam de uma forma ativa.
A atividade física regular contribui para prevenção e controle das doenças crónicas não transmissíveis, de doenças do aparelho circulatório e de doenças de origem cancerosa, entre outras, que consistem na principal causa de mortalidade em Portugal, sendo o envelhecimento um processo, a prática regular de atividade física ao longo da vida traz benefícios acrescidos na saúde e bem-estar físico, social e mental, este programa de atividade física é uma medida essencial na área da saúde Pública nomeadamente no que diz respeito ao desempenho nas atividades da vida diária, no reconhecimento das suas reais capacidades e numa melhoria na auto-estima e na aceitação do seu processo natural de envelhecimento;
O Programa Municipal de Atividade Física “Viver Ativo” surge em 2005 como projeto-piloto, de modo a suprir uma lacuna na oferta de atividades físicas e desportivas, para a população sénior do concelho de Odemira. Foi criado um grupo/turma experimental na freguesia de Colos, uma vez por semana, contando com cerca de 30 utentes em permanência. A adesão ao projeto superou a espectativa do Município de Odemira, que alocou meios e recursos necessários para promover e desenvolver a iniciativa nos anos seguintes, criando mais grupos noutras freguesias. A par deste crescimento, houve a necessidade de recrutar mais recursos humanos para reforçar o corpo docente do projeto, através da celebração de um protocolo com as associações NDCO e posteriormente Cautchú, estabelecendo assim uma parceria que permitiu no ano de 2014 a expansão a todas as freguesias do concelho. Atualmente encontram-se no ativo 22 grupos/turmas totalizando cerca de 322 alunos, com uma frequência de aulas/sessões presencias duas vezes por semana. A entidade parceira que desenvolve este trabalho é a Cautchú, responsável pela operacionalização do projeto, tendo a seu cargo 1 Coordenador Técnico e 6 colaboradores responsáveis pelo planeamento e o lecionar das aulas.
Visão
Promover e desenvolver o desporto na sua plenitude com foco principal na população sénior com mais de 60 anos residente no território, aliando a estimulação do potencial motor aos processos cognitivos na relação com a dimensão socio-afetiva do indivíduo.
Missão
Contribuir para uma sociedade mais justa e equilibrada defendendo o desporto como ferramenta de inclusão social, criando pontes entre o Programa e outras dinâmicas sociais existentes na comunidade.
Valores
- Saúde
- Incentivar a prática desportiva e estimular hábitos de vida saudável, visando uma melhoria da qualidade de vida.
- Inclusão
- Promover a inclusão da pessoa sénior na sociedade, nomeadamente no acesso ao Desporto como instrumento de socialização.
- Cidadania
- Promover o espírito comunitário global e mobilização social.
- Cooperação
- Estabelecer relações de parceria com entidades de âmbito desportivo e social no sentido de potenciar o trabalho desenvolvido.
Objetivos
- Melhorar a qualidade de vida e bem-estar da população com mais de 60 anos;
- Melhorar a autonomia e bem-estar funcional, retardando o processo de envelhecimento;
- Estimular o relacionamento social e afetivo, combatendo o isolamento das populações;
- Sensibilizar para a adoção e/ou manutenção de hábitos de vida saudáveis;
- Promover o gosto pela prática da atividade física e desportiva;
- Ocupar os tempos livres de forma salutar.