Passar para o Conteúdo Principal

Pesquisar

Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Luzianes-Gare

img_jf_luzianes_gare

Teresa Alexandra Pereira BernardinoPresidente:
Teresa Alexandra Pereira Bernardino  
Secretária: 
Maria Isabel da Silva Nobre

Tesoureiro: 
Fernando José Romão Silva Valério
 
População: 429 habitantes (INE, Censos 2011)
Área: 94,36 km2 (fonte: DGT)

História

Criada em 30 de junho de 1989, Luzianes-Gare é das freguesias mais recentes do concelho de Odemira, ficando com terras das freguesias de Santa Maria, Relíquias, S. Martinho das Amoreiras e Saboia, à qual pertencia.

Situada bem no interior do concelho, esta freguesia conta com a mais baixa densidade populacional de todo o concelho, ou seja, de 7,1 habitantes por km2. Tal como em todo o interior do concelho de Odemira, Luzianes é essencialmente uma freguesia de caráter agrícola, onde a produção florestal, sobretudo o eucalipto, tem já um peso relativo.

A toponímia e os mais velhos indicam-nos que o nome de Luzianes provém do monte mais antigo daquela zona, chamado de Luzianitos, junto do qual se foi fixando a população. A construção da linha-férrea para o Algarve e da estação de Luzianes, que viria a ficar conhecida como Estação de Odemira, mudaria para sempre não só a paisagem, como o próprio nome da povoação.

A padroeira da freguesia é Santa Rita, à qual foi dedicada a única e recentemente construída capela da aldeia. As festas religiosas de homenagem à padroeira realizam-se no primeiro domingo do mês de junho. A feira anual acontece no 3.º domingo de julho e a festa anual da freguesia realiza-se no 1.º fim de semana de agosto.

A não perder nesta freguesia o moinho das Verdigueiras, a poucos quilómetros de Luzianes e a funcionar a plenos pulmões sempre que o vento o permite e há grão para moer. Imponente, o moinho domina lá do alto a paisagem serrana de toda a freguesia e arredores.

Ano de fundação:

30 de junho de 1989

Evolução demográfica

Ano
População
1991 689
2001 480

Economia:

Comércio e serviços, agropecuária e produção florestal

Localidades:

Bailadouro, Casinha do Brrocal, Corte Brique, Juncalinho, Portelinha, Taliscas, Vale Fontes, Vale Tomézinho, Venda Nova, Voltinhas

Padroeira:

Santa Rita

Feiras, festas e romarias:

1 domingo de junho - Festa Religiosa - Homenagem à Padroeira
3 domingo de junho – Feira Anual de Luzianes-Gare
1.º fim de semana de agosto – Festa anual da freguesia

Curiosidades:

O moinho das Verdigueiras, a poucos quilómetros de Luzianes e a funcionar a plenos pulmões sempre que o vento o permite e há grão para moer.

Património edificado

  • Igreja de Santa Rita
  • Moinho de Vento das Verdugueiras (em funcionamento) 
  • Fonte das Heras

Contactos

Junta de Freguesia de Luzianes-Gare
Zona da Estação 
7665-891 Luzianes-Gare 

Tel/Fax: 283 933 149 

E-mail: freguesialuzianesgare@gmail.com

Localização

Voltar ao topo