Odemira marca presença 8.º Encontro de Cidades e Vilas Resilientes
O Município de Odemira marcou presença no 8.º Encontro Nacional de Cidades e Vilas Resilientes, que decorreu entre os dias 24 e 26 de maio, em Loulé. Esta iniciativa, que decorreu pela primeira vez na região do Algarve, contou com a participação de mais de uma centena de representantes de diversas entidades ligadas à proteção civil, de norte a sul do país.
O Encontro ficou marcado pela troca de experiências, a partilha de boas práticas, a reflexão conjunta e o conhecimento no terreno de um município que faz também o seu trabalho diário focado nos riscos a que está sujeito, foram algumas das aprendizagens que os participantes levaram para casa. Foram três dias intensos, preenchidos com apresentações do trabalho que está a ser desenvolvido em Loulé e no Algarve, bem como a visita a equipamentos que são uma referência a nível de emergência e socorro.
Durante este encontro, a Vereadora Raquel Vicente e Silva recebeu, em representação do Município de Odemira, o certificado oficial de reconhecimento de Odemira como "Cidades e Vilas Resilientes".
A Rede de Cidades e Vilas Resilientes tem como objetivo principal a redução do risco de catástrofes e a construção de comunidades mais resilientes, onde se privilegia a partilha de conhecimentos, boas práticas e experiências, debate de ideias em torno do tema da proteção civil e dos riscos naturais, tecnológicos e mistos existentes. A rede enquadra-se no movimento internacional “Construir Cidades Resilientes”, que reúne mais de 1400 cidades em todo o mundo e 150 na Europa.