“Viagem a Portugal - Paragem Alentejo'
O espetáculo itinerante de teatro documental “Viagem a Portugal – Paragem Alentejo” passou pelo concelho de Odemira, nos dias 11 e 13 de março, para recordar a história e as memórias dos lugares, numa co-produção entre a Cooperativa Cultural Lavrar o Mar e Teatro do Vestido, inserido no Projeto Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes AlémTejo.
O público participante foi convidado a entrar numa viagem pelo território, num espetáculo em percurso que partilhou histórias em forma de teatro, fruto da relação de pesquisa e de permanência no terreno.
Com início em Odemira, e primeiras cenas junto ao Marco da Barca na Zona Ribeirinha e nas lojas da Rua Sousa Prado, a viagem prosseguiu de autocarro com paragens nas aldeias de Bemposta, Vale de Ferro (com várias cenas e refeição ligeira na Escola Primária), Relíquias (na Cooperativa de Consumo), na Escavação arqueológica no cruzamento de acesso a Colos na N123, na Rotunda de acesso a Garvão e no cruzamento de Santa Luzia, sendo depois todas as cenas finais desenvolvidas na aldeia de Vale de Santiago (junto à Igreja e no Largo do Poço Novo). Um espectáculo impactante, de reflexão sobre a importância da história e da memória dos lugares e das pessoas.
A direção, texto e coordenação foram de Joana Craveiro, com co-criação e interpretação de Estêvão Antunes, Francisco Madureira, Joana Craveiro, Mafalda Pereira, Tânia Guerreiro e Tozé Cunha, numa co-produção Lavrar o Mar e Teatro do Vestido. O espetáculo esteve inserido no Projeto Lavrar o Mira e a Lagoa – As Artes Além tejo, produzido pela Cooperativa Cultural Lavrar o Mar, com financiamento do Município de Odemira e de Santiago do Cacém, da Direção Geral das Artes e dos Programas Alentejo 2020 e Compete 2020.
Fotografias: © João Mariano