Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Mensagem do Presidente da Câmara

CMO_6020

Minhas caras e meus caros Odemirenses,

Uma primeira palavra de profundo agradecimento para todas e todos os odemirenses que, no dia 26 de setembro de 2021, exerceram o seu direito de voto. É uma honra poder presidir à nossa Câmara Municipal, em resultado de um processo democrático, onde a liberdade de escolha esteve presente em cada lugar do nosso concelho!

Esta eleição significa, para mim e para a equipa que tenho a honra de ter comigo, a responsabilidade de cuidar do que foi feito, mas também a responsabilidade de materializar o fundamental do que todas e todos, coletivamente, imaginamos que possa ser o nosso futuro!

Significa, acima de tudo, a responsabilidade de continuar a honrar o trabalho autárquico e significa honrar o nome de Odemira, todos os dias, todas as horas, por todas e todos vós!

O futuro, para estas equipas que agora foram eleitas, está cheio de desafios, mas o passado também já teve muitos desafios e é dessa perspetiva, inquieta, que temos que fazer, dos desafios, oportunidades para fazer melhor.

A nossa primeira prioridade são as pessoas, sejam aquelas que compõem as nossas equipas internas, sejam aquelas que compõem as nossas associações e empresas, bem como todas e todos os Odemirenses. Esta prioridade será materializada numa atitude permanente de proximidade e disponibilidade para ouvir todas e todos, no sentido de percebermos as suas preocupações, necessidades e expetativas.

Esta prioridade e atitude de proximidade concorrem para uma segunda prioridade que passa pela valorização das nossas equipas, criando assim as condições para que prestemos um melhor serviço a todas e todos os Odemirenses.

Uma terceira prioridade, que também decorre da primeira, passa pela construção participada do Fórum do Território. Este órgão consultivo será o espaço para experimentarmos novos modelos de Governança, com base nos objetivos de desenvolvimento sustentável e com base na participação informada das pessoas, de todas as pessoas. É neste espaço, onde todos podem participar, que procuraremos chegar a consenso sobre o uso sustentável do nosso mais relevante bem comum: a Água!

Outra das nossas prioridades é implementar o conceito de intervenção integrada nos nossos espaços urbanos, onde, para além de requalificar, importa revitalizar, dando-lhes vida económica, social e cultural. Tornando-as espaços de bem-estar. Esta é uma das marcas que queremos que este mandato signifique.

Para além das prioridades elencadas, apostaremos numa mobilidade interna com mais segurança e conforto, tendo por base uma aposta continuada na melhoria da rede rodoviária existente, sejam estradas municipais ou nacionais.

Procuraremos aumentar a atratividade de Odemira para os nossos jovens, queremos investir em modelos e formas de promoção de habitação que permitam a sua autonomia sem que, com isso, hipotequem o seu futuro. Queremos apostar em modelos de apoio à concretização de projetos de vida onde o receio do risco e a realidade de falhar se constituam, apenas, como um processo de aprendizagem para uma nova tentativa. Queremos investir em ecossistemas criativos e culturais onde os jovens participem e sintam realização social. Sintam que é aqui que querem viver e trabalhar!

Mais do que olharmos para os dilemas entre os diferentes territórios dentro do nosso concelho, queremos fomentar a coesão territorial com equidade, puxando pelo valor diferenciado de cada lugar, olhando e intervindo de forma diferente sobre o que é diferente. É neste modelo que devemos assumir, com cada Junta de Freguesia, o reforço de uma parceria bilateral que signifique a melhoria da qualidade de vida de cada um dos Odemirenses.

Finalmente, importa apenas acrescentar a centralidade que queremos dar ao nosso património. Nesta dimensão, procuraremos revisitar o programa de exposições definido no projeto “o museu somos todos”, encararemos a programação cultural num modelo transversal onde todos os públicos e todas as expressões artísticas possam contribuir para a nossa afirmação coletiva, e, construiremos de forma participada, em 2022, uma estratégia local de valorização do património cultural que nos permita uma ação de médio longo prazo.

Em resumo, no mandato que agora se inicia, procuraremos, com humildade, respeitar uma das premissas fundamentais na política: Não podemos deixar ninguém para trás porque não podem existir pessoas invisíveis! Todas e todos contam! Todas e todos contarão!

Tal como disse Herman Hesse eu “não sou aquele que sabe, mas aquele que procura!” e é por isso mesmo, que esta grande equipa que agora constituímos, procurará, com coragem, respeitar o legado de construções e de conquistas que recebemos.

Procurará, com convicção, aprofundar o processo democrático de que somos guardiões.

E procurará, com paixão, dar tudo o que somos e temos por este sonho permanente que é Odemira.

 

Hélder Guerreiro,

O Presidente da Câmara Municipal de Odemira