Olaria Municipal de Odemira abre portas à tradição e inovação

28 Junho 2024

A Olaria Municipal de Odemira foi inaugurada no dia 27 de junho, num momento bastante participado e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, e da Presidente da Assembleia Municipal, Ana Aleixo. Pretende-se que este novo equipamento seja um espaço cultural dinâmico e ao serviço da comunidade, sendo uma aposta do Município na promoção e valorização cultural e do saber-fazer tradicional, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da região.

A Olaria localiza-se na Quinta da Estrela, em Odemira, e integra oficina, forno e loja, representando um investimento municipal de cerca de 294 mil euros, com financiamento através do Alentejo 2020.

Para Hélder Guerreiro “A Olaria, assim como o Centro de Valorização da Viola Campaniça, é mais um espaço pensado para a conservação dos saberes e a sua valorização. É determinante para a nossa identidade enquanto comunidade que este património imaterial não se dilua com o passar do tempo e os espaços físicos assumem especial importância nesse sentido. Será a casa de oleiros, de ceramistas, mas também será a casa de alunos das nossas escolas, de associações do nosso concelho, no fundo, de todos os odemirenses. Será para quem deseja experimentar a arte de trabalhar o barro ou apenas de ver o barro trabalhado nas exposições que acolherá.”

Em 1985, o Município de Odemira criou uma olaria para dar continuidade a uma tradição local e que manteve vivas as técnicas ancestrais, potenciou a formação de oleiros e divulgou a tradição nas escolas, mantendo-se ativa durante cerca de duas décadas e representando um caso único a nível nacional. O novo espaço municipal constitui agora uma nova etapa para este ofício tradicional, aberto aos oleiros e ceramistas do concelho, numa estreita ligação entre a tradição e a inovação.

No contexto de inauguração da nova Olaria Municipal, está patente ao público a exposição “Ceramistas de Odemira”, promovida pela CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira e por ceramistas residentes no concelho de Odemira. Estará patente ao público até ao dia 26 de julho, nos horários 11h00/13h00 e 14h00 /19h00, de segunda a sexta-feira.