Passar para o Conteúdo Principal
Hoje
Máx C
Mín C
siga-nos

Costa Sudoeste integra lista indicativa da UNESCO

A “Costa Sudoeste” foi indicada pela Comissão Nacional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), para a lista indicativa dos 22 bens de Portugal candidatos a Património Mundial.

Esta candidatura tem por base valores naturais, geológicos e patrimoniais, de reconhecido interesse à escala mundial, da Costa Sudoeste é liderada pelo Município de Odemira por ser o "território central deste bem natural", e que conta com o envolvimento dos restantes municípios da área do Parque Natural e Costa Vicentina, nomeadamente Aljezur, Sines e Vila do Bispo.

A “Costa Sudoeste” compreende a costa atlântica entre São Torpes (concelho de Sines) e Burgau (concelho de Vila do Bispo), incluindo todo o litoral dos concelhos de Odemira e Aljezur, bem como o espaço marítimo paralelo de dois quilómetros a partir da linha de costa, correspondendo à área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Trata-se de uma região única, tanto pela biodiversidade, nível de preservação e riqueza paisagística.

O Município de Odemira considera que o reconhecimento desses valores pela UNESCO contribuirá decisivamente para que se concretizem os objetivos que presidiram à constituição da área protegida do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mitigando, com isso, riscos de perda de valores naturais e patrimoniais centrais para a região, para o país e para a humanidade.

A nova lista indicativa será agora remetida ao Centro do Património Mundial da UNESCO para aprovação pelo Comité do Património Mundial e futura disponibilização no competente local eletrónico da Organização, substituindo a lista anterior e estabelecendo um novo quadro de referência para a apresentação de candidaturas portuguesas à Lista do Património Mundial.

18 Julho 2016