Comemoração dos 40 anos de Poder Local Democrático

Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, o Município de Odemira assinalou os 40 anos de Poder Local Democrático, uma das principais conquistas da Revolução de Abril de 1974. A 12 de dezembro de 2016 cumpriu-se o 40º aniversário das Primeiras Eleições Autárquicas em Portugal, data simbólica que instituiu o Poder Local Democrático com autonomia consagrada constitucionalmente, com competências próprias e órgãos eleitos por mandato, pelo voto popular.

O Município de Odemira assinalou os 40 anos de Poder Local Democrático com um conjunto de iniciativas abertas ao público. Destaque para a Cerimónia Evocativa, que se realizou no dia 11 de dezembro, pelas 10.30 horas, no Cineteatro Camacho Costa, com vista a homenagear o trabalho e a dedicação de todos que ao longo de 40 anos deram o seu melhor ao serviço das Autarquias (Freguesias e Município) e dos seus órgãos autárquicos. Serão homenageados os 155 cidadãos do concelho eleitos em 1976 para a Câmara e Assembleia Municipal e para as 11 Assembleias e Juntas de Freguesia, bem como um conjunto de 12 personalidades, indicadas pelas forças partidárias representadas no concelho, que se notabilizaram na vida autárquica, em defesa do bem-estar das populações.

No dia 11 de dezembro, antes da cerimónia de homenagem aos Eleitos Locais, decorreu o Hastear da Bandeira, com a presença da Banda Filarmónica de Odemira e o descerrar de Placa Evocativa, junto ao edifício dos Paços do Concelho, com animação cultural pelo Grupo de Teatro Cabanita. Na Biblioteca Municipal José Saramago, decorreu a apresentação do Livro “Odemira - Comissões de Moradores na Revolução de Abril”, da autoria dos historiadores António Martins Quaresma e Constantino Piçarra, com participação dos Poetas Populares Florêncio Maria e Manuel da Graça.

No dia 12 de dezembro, realizaram-se nas Juntas de Freguesia e Escolas do Concelho várias atividades alusivas à Comemoração dos 40 anos de Poder Local Democrático. Ao final da tarde teve lugar a Cerimónia de Assinatura de Protocolos com as Juntas de Freguesia e Instituições Sociais do Concelho e a Cerimónia de Apresentação das Propostas Vencedoras do Orçamento Participativo, na Biblioteca Municipal José Saramago

O programa teve também uma forte componente musical, com a realização de três espetáculos pela Orquestra do Litoral Alentejano (dia 10 dezembro), de Teresa Salgueiro (11 de dezembro) e Sérgio Godinho (12 dezembro), no Cineteatro Camacho Costa.

Consulte o programa completo.

Lista de Homenageados

25 Novembro 2016