Aldeia de Corte Malhão recebe simulacro do programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”

A aldeia Corte Malhão, na Freguesia de S. Martinho das Amoreiras, concelho de Odemira, vai receber um Simulacro do Programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, que se irá realizar amanhã, dia 2 de agosto, a partir das 19.00 horas.

Para a concretização deste simulacro foi designado um Oficial de Segurança da Aldeia e um seu Substituto, bem como identificado um local de refúgio, através de sinalização. O Oficial de Segurança da aldeia terá como missão transmitir avisos à população, organizar a evacuação do aglomerado em caso de necessidade e fazer ações de sensibilização junto da população.

A execução do Programa “Aldeias Seguras” e “Pessoas Seguras” resulta da cooperação entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o Município de Odemira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, os Bombeiros Voluntários de Odemira, a Guarda Nacional Republicana e a Freguesia de S. Martinho das Amoreiras.

Esta será a segunda aldeia do concelho de Odemira onde acontece este simulacro do Programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”. No passado dia 26 de junho, a localidade das Moitinhas, na freguesia de Sabóia, recebeu o projeto-piloto no distrito de Beja.

O Programa “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras” está já a ser implementado em 700 aldeias dos 189 municípios que possuem freguesias identificadas como tendo maior risco no âmbito da defesa da floresta contra incêndios.

01 Agosto 2018