Biblioteca Municipal assinala 20 anos do Prémio Nobel de José Saramago

Para assinalar os 20 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago, a Biblioteca Municipal de Odemira pretende homenagear o seu patrono e único detentor nacional do Nobel da Literatura através da dinamização de diferentes atividades para o público em geral. Serão dinamizadas várias atividades, desde teatro, tertúlia literária e feira do livro, dirigidas ao público em geral e ao público escolar.

Entre os dias 10 e 30 de novembro, a Biblioteca recebe a “Feira do Livro Saramago”, com a colaboração da Porto Editora, disponibilizando para venda a obra completa de José Saramago, com destaque para o mais recente livro “Último caderno de Lanzarote”, editado em outubro de 2018.

No dia 23 de novembro, pelas 14.00 horas, será apresentada ao público escolar a peça “O Lagarto”, pelo Teatro do Elefante. No dia 24 de novembro, pelas 15.00 horas, está agendado o espetáculo teatral “Lado B – Levantei-me do chão”, pelo coletivo de criação AL.GU.RES, a partir da obra “Levantado do Chão” de José Saramago, com criação de Carlos Marques. Também no dia 24 de novembro, pelas 16.00 horas, terá início a tertúlia “O Nobel Saramago”, dinamizada pela ASSESTA – Associação de Escritores do Alentejo. A sessão contra com a participação dos escritores Mário Sousa, Mario Rodriguez, Gilda Encarnação e Luís Contente. A última atividade está marcada para o dia 29 de novembro, pelas 14.00 horas, com a Oficina do Silêncio, por Marina Palácio, numa sessão para público escolar.

Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga, Ribatejo. Em 1947 publicou o seu primeiro livro, “Terra do Pecado”. Até 2010, ano da sua morte, construiu uma obra incontornável na literatura portuguesa e universal. Entre outras distinções, recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel de Literatura em 1998. José Saramago é o patrono da Bibliotecas Municipal de Odemira, tendo marcado presença do dia da sua inauguração, em 5 de setembro de 2000.

06 Novembro 2018