13ª BDTECA promove Banda Desenhada na Biblioteca Municipal

Durante o mês de fevereiro, a Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, recebe o auge da 13ª edição da BDTECA – Mostra de Banda Desenhada de Odemira, com exposições, workshops e o lançamento de um catálogo de BD. A iniciativa que decorre desde o mês de janeiro e termina em março, promovida pelo Município de Odemira, em parceria com a Sopa dos Artistas – Associação Local de Artistas Plásticos.

Até ao dia 21 de fevereiro, vai estar patente ao público a exposição “Susana Resende aos quadradinhos”. Susana Resende é artista plástica e ilustradora profissional (ilustração editorial e publicitária). Concluiu o curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas-Artes e a licenciatura em Pintura na FBAUL.

Até ao dia 28 de fevereiro decorre uma mostra documental sobre Jorge Magalhães (1938-2018). A atividade de Jorge Magalhães na BD foi prolífica e diversificada: escreveu argumentos, guiões, fez traduções, coordenou revistas da especialidade, adaptou obras literárias para bandas desenhadas, mas foi como argumentista/guionista de BD que se tornou a maior referência em Portugal.

No dia 14 de fevereiro, decorrerão duas Sessões de Banda Desenhada, pela Editora Devir, dirigidas ao público escolar, agendadas para as 11.00 e as 14.00 horas.

Para os dias 15 e 23 de fevereiro, pelas 10.00 horas, estão programados dois workshops com o tema “Fundamentais de Banda Desenhada”, dinamizados por Susana Resende. No dia 15 de fevereiro, a sessão será destinada ao público escolar e no dia 23 será dirigida ao público em geral, para participantes com idades a partir dos 15 anos (mediante inscrição prévia para o mail biblioteca@cm-odemira.pt)

No dia 23 de fevereiro, a partir das 17.30 horas, será apresentada a edição “Odemira-te n.º 4 – Catálogo de Banda Desenhada de Odemira” e inaugurada a exposição de trabalhos e anúncio dos vencedores do Concurso de Banda Desenhada. A exposição estará patente ao público até ao dia 12 de março.

Em paralelo, decorre o Concurso de Banda Desenhada, cujo prazo de entrega de trabalhos termina no dia 11 de fevereiro, sendo dirigido a maiores de 16 anos e com tema livre. O concurso tem como prémios 500€ (1º classificado), 250€ (2º) e 125€ (3º). Normas disponívies aqui

06 Fevereiro 2019